sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Ministro dos Transportes assina contrato para dragagem do Porto de Itajaí

         A ampliação da dragagem no Porto de Itajaí é uma obra de extrema importância para o fortalecimento da infraestrutura de transportes de Santa Catarina. A avaliação é do presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), Glauco José Côrte, que participou do ato de assinatura da ordem de serviço, com a presença do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, na manhã desta quinta-feira (26), na Superintendência do Porto.
         “A ampliação da dragagem vai permitir a entrada de navios de grande porte; cada metro de dragagem significa 800 contêineres a mais que o navio pode transportar. O Porto de Itajaí é fundamental para a economia da região”, afirmou Côrte. Ele ressaltou ainda a relevância da expansão do Aeroporto de Navegantes, para o qual, também nesta quinta, o ministro assinou acordo de cooperação técnica com a prefeitura local.
         Com as fortes chuvas que atingiram Santa Catarina em outubro de 2015, o canal do Porto de Itajaí perdeu cerca de 2 metros de profundidade, o que restringiu a navegabilidade e comprometeu a segurança da navegação. Por isso, restabelecer um calado operacional de 14 metros representa ganhos de produtividade e a possibilidade de estar de acordo com as demandas da Marinha Mercante. Além de assinar a ordem de serviço para o aumento da profundidade do rio Itajaí, o ministro informou que nas próximas semanas serão anunciados recursos para ampliar a extensão dos berços 3 e 4.
         O ministro Maurício Quintella anunciou o lançamento, em breve, do Pacto Nacional pela Infraestrutura, que inclui os governos federal, estaduais e municipais, o Poder Legislativo e os órgãos de controle. “É preciso que a infraestrutura do Brasil deslanche de uma vez por todas”, declarou. Na opinião dele, nesse momento de restrição fiscal é necessário priorizar e se adequar à realidade orçamentária. Ele destacou a manutenção das obras em território catarinense nas BRs 280, 470 e 116. Informou também sobre planos de concessão de ferrovias e, em Santa Catarina, de rodovias e do Aeroporto Hercílio Luz, de Florianópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário