terça-feira, 7 de março de 2023

Mercado global de logística do e-commerce sofre contração de 5% em 2022 com a desaceleração da demanda

O último relatório “Global E-commerce Logistics 2023” da Ti revelou que a logística de e-commerce  se contraiu em 2022 devido à desaceleração da demanda e com os efeitos da guerra na Ucrânia, inflação, interrupção das cadeias de suprimentos globais e depressão gasto do consumidor. No entanto, isso não deve prejudicar o fato de que o comércio eletrônico continua firmemente arraigado nos comportamentos de compra e o mercado ainda é maior do que era antes da pandemia. Nesse sentido, espera-se que cresça 7,9% em 2023, já que o e-commerce continua sua trajetória de crescimento de longo prazo.

A esse respeito, Paul Chapman, editor-chefe da Ti, afirmou que "o mercado de logística de comércio eletrônico experimentou uma recuperação de crescimento significativa durante o período de Covid-19. Portanto, esses números devem ser considerados como um reequilíbrio da demanda, e não como negativo. Na verdade, o mercado de logística de comércio eletrônico está até certo ponto à frente de onde estava em 2019. Os comportamentos de compra pandêmicos continuam a influenciar as escolhas de gastos do consumidor e os volumes de comércio eletrônico crescem subsequentemente de uma base mais alta do que antes do pandemia, apesar da desaceleração do mercado global e do conflito na Europa."

O mercado de logística de comércio eletrônico encolheu 5% em 2022 e espera-se que seu crescimento aumente moderadamente para 7,9% em 2023. No entanto, espera-se que o aumento ano a ano mostre um ritmo mais lento do que as altas extraordinárias de 2020 e 2021 ( 2020: 28%, 2021: 19,9%). Dadas as perspetivas macroeconómicas mais brandas, projeta-se que as perdas de 2022 sejam recuperadas, atingindo um valor de 479,103 milhões de dólares.

Destaca-se também que o setor da América do Norte ultrapassou o da Ásia-Pacífico, passando a ser o maior, com um valor de US$ 172,489 milhões. Enquanto isso, o crescimento e a consolidação dispararam no mercado de eFulfillment desde o início da pandemia, já que os provedores 3PL tradicionais buscaram adquirir recursos logísticos do comércio eletrônico para fornecer soluções de atendimento direto ao consumidor ou omnicanal. Por outro lado, o financiamento para algumas start-ups desacelerou em 2022 em meio a uma recessão econômica pronunciada e vários ventos macroeconômicos contrários. Por fim, destaca-se que a automação está rapidamente se tornando um fator chave para a indústria de logística de comércio eletrônico, permitindo atendimento e distribuição mais rápidos.

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