segunda-feira, 13 de março de 2023

CMA CGM registra lucro líquido anual de US$ 24,9 bilhões em 2022, o maior da sua história


A CMA CGM registrou um lucro líquido recorde de US $ 24,9 bilhões em 2022. Embora seus ganhos representem o maior lucro anual da história corporativa francesa - superando até mesmo o varejista de luxo LVMH e TotalEnergies - e sejam 7% maiores que no ano passado, alertou que houve uma desaceleração acentuada no quarto trimestre e que deverá continuar no corrente ano, de acordo com informações da Alphaliner.

Considerando apenas a divisão de navegação, os volumes caíram drasticamente nos últimos quatro meses do ano para 5,15 Mteu, o valor mais baixo em dois anos e meio e uma quebra homóloga de 5,4%. O declínio nos volumes foi de modestos 1,3% no ano inteiro.

Por sua vez, as receitas caíram 13% ano a ano no quarto trimestre para US$ 12,4 bilhões, enquanto o EBITDA foi de US$ 5,3 bilhões, marcando uma queda de 33% em relação ao ano anterior e o nível mais baixo em um trimestre desde o 2T21. Nesse sentido, a CMA CGM citou as pressões inflacionárias como a causa da menor demanda do consumidor.

O grupo pretende lutar contra as novas condições do mercado com os seus novos serviços logísticos, terminais e investimentos em frete aéreo, apostando também na migração dos seus clientes para a sua crescente frota 'verde'. Além disso, a empresa francesa reinvestiu em suas operações quase 90% de seu lucro líquido de 2022, o equivalente a um fundo de US$ 23 trilhões destinado às atividades de fusões e aquisições, transição energética e melhorias na planilha.

No entanto, seus resultados marcaram uma nota menos otimista do que a Hapag-Lloyd e, além disso, reconheceu que tem excesso de capacidade em seus negócios marítimos e aéreos. As perspectivas de demanda também são incertas, embora ele tenha notado que a economia dos EUA tem mostrado resiliência e há uma força marcante em alguns mercados emergentes na América Latina e no Sudeste Asiático.

Outra aposta importante da empresa francesa é o investimento no recém-criado departamento dedicado ao transporte marítimo especializado. Da mesma forma, a CMA CGM pretende crescer na área Ro-Ro, a par da expansão da sua oferta para a logística de viaturas acabadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário