terça-feira, 14 de março de 2023

Armador israelense comemora viagem inicial do seu novo navio porta-contêineres Zim Sammy Ofer, movido à GNL


A Zim entrou oficialmente em um segmento seleto, mas crescente, da indústria de transporte de contêineres ao lado do armador Seaspan como um dos primeiros a ter navios porta-contêineres de GNL de combustível duplo em operação. A empresa comemorou o fato de que seu primeiro navio movido a GNL, o “Zim Sammy Ofer”, partiu da Ásia no início desta semana com destino à costa leste dos EUA na primeira etapa de sua viagem inaugural.

Embora o GNL continue a atrair muita atenção, no momento ele continua sendo um grupo seleto de empresas de navegação que operam essas embarcações. A DNV estima que existem atualmente apenas 45 porta-contêineres GNL de combustível duplo em serviço em todo o mundo, oito anos após a introdução da primeira embarcação, sendo a CMA CGM a líder do setor.

No entanto, espera-se que esse seleto grupo cresça rapidamente nos próximos cinco anos. A DNV estima que existem atualmente 189 navios porta-contêineres movidos a GNL encomendados para entrega em 2028. Características da embarcação Construída pela Samsung Heavy Industries, a embarcação tem 365 metros de comprimento e 51 metros de boca. Sua capacidade nominal de carga é de 15.000 TEUs.

A embarcação de 160.000 dwt faz parte dos navios Neo-Panamax da Zim e operará sob um afretamento de longo prazo da Seaspan. O projeto do navio busca maximizar sua eficiência energética e operacional. Inclui um design de ilha dupla, uma proa vertical única e formas de casco otimizadas. O sistema de propulsão de última geração centra-se no motor principal bicombustível, com uma potência de 46.000 kW a 80 rpm. Sua velocidade máxima é de 22,5 nós.

A Zim espera que seu projeto de eficiência energética reduza as emissões em até 23%. Após a entrega em Zim, o navio partiu em sua viagem inaugural de Ningbo, na China, em 1º de março, com escalas adicionais programadas em Xangai e Busan, na Coreia do Sul. Seu AIS indica que chegará ao Canal do Panamá no dia 23 de março, seguindo primeiro para Kingston (Jamaica) e depois para a costa leste dos Estados Unidos, com atracações em Savannah, Charleston, Norfolk e Nova York.

Ele então seguirá para Haifa, onde a Zim deve receber seu novo navio. De propriedade da Seaspan, a embarcação está registrada em Hong Kong. A empresa de leasing de contêineres observa que também faz parte do esforço de descarbonização mais amplo do setor. Além da classe de 15.000 TEU, a Seaspan também espera iniciar a entrega de suas novas embarcações bicombustíveis de 7.800 TEU em 2023. Em setembro passado, a Seaspan informou que cancelou um contrato para quatro embarcações movidas a GNL devido ao não cumprimento certas condições dos contratos.

A Seaspan, que recentemente se tornou privada após a aquisição de sua controladora Atlas, está seguindo uma estratégia de crescimento da frota. De acordo com o ranking da Alphaliner, a Zim é atualmente a 10ª maior empresa de navegação. Possui uma frota de 139 embarcações com capacidade total de mais de 560.000 TEUs.

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