quinta-feira, 14 de julho de 2022

Programa Brazilian Footwear cria ofensiva com foco em vendas diretas de calçados no mercado dos EUA

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações do setor mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil), está com inscrições abertas para uma mentoria de dropshipping com foco no mercado norte-americano. O projeto irá desenvolver competências para que as empresas calçadistas brasileiras possam atuar com dropshipping internacional, focado especialmente nos Estados Unidos.

A coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, destaca que o projeto se dá por meio de uma consultoria com know how no segmento calçadista brasileiro, trazendo para a empresa participante as informações, na prática, de todas as etapas necessárias para vendas diretas para o consumidor (B2C) internacional, assim como os produtos mais indicados da marca a serem apresentados nessa modalidade. “O projeto de mentoria do Brazilian Footwear é individual e permite que a empresa ganhe visibilidade junto a consumidores finais nos Estados Unidos, auxiliando de sobremaneira na construção de marca e portanto também com reflexos em negócios B2B (entre indústria e varejo). “Ou seja, os clientes conhecerão sua marca e irão perguntar por ela nas lojas”, projeta Letícia. 

O projeto terá duração total de seis meses e é voltado para empresas associadas à Abicalçados e/ou o Brazilian Footwear. O primeiro passo é uma análise de viabilidade, que será seguido pela definição de modelos, precificação e projeções de vendas e investimentos, abertura de empresa nos Estados Unidos, envio dos pares para warehouse local, onboarding na plataforma de vendas B2C, ativação de consumidores finais e relatórios mensais de resultados e sugestões para os próximos passos.
O que é?   

Dropshipping é um formato de vendas on-line que envolve um fornecedor, uma loja virtual e um cliente. Os pedidos gerados por uma loja virtual têm todo o processo de separação e envio do produto ao cliente feito pelo fornecedor. Neste caso, a empresa participante do projeto do Brazilian Footwear terá um ponto de armazenamento (warehouse) nos Estados Unidos, sendo que o pagamento é feito pelo cliente para a loja virtual, que fica com comissão e posteriormente repassa o valor ao fornecedor.
Mercado   

Maior importador de calçados do mundo, os Estados Unidos respondem por mais de 20% importações internacionais. No caso do Brasil, o país é o principal destinos das exportações de calçados. Entre janeiro e junho, foram embarcados para lá 11,94 milhões de pares verde-amarelos, que geraram US$ 181,8 milhões, incrementos de 88% em volume e 106,7% em receita na relação com o mesmo período do ano passado.

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