segunda-feira, 18 de julho de 2022

Novo rebocador da Wilson Sons começa a operar no Porto de São Luís, no Maranhão

O novo rebocador “WS Centaurus”, da Wilson Sons,  começou a operar em junho, passando a integrar a frota da empresa em São Luís para apoiar a atracação e desatracação de navios de minério de ferro no Terminal de Ponta da Madeira e no Porto de Itaqui e Alumar. Com 91 toneladas de bollard pull, é o rebocador mais potente em operação no Brasil.

“A WS Centaurus operará em São Luís do Maranhão, contribuindo para aumentar a eficiência da frota de 11 rebocadores da Wilson Sons que já opera na área. O rebocador vai manobrar os grandes navios de minério de ferro atracados no terminal de Ponta da Madeira, pois esses navios necessitam de rebocadores potentes. Sua operação também será importante no Porto de Itaqui, que vem crescendo nas atividades do agronegócio, com cargas de grãos, fertilizantes e líquidos, como petróleo e derivados”, explica Márcio Castro, diretor executivo da divisão de Rebocadores da Wilson Sons.

Redução de emissões de GEE

O “WS Centaurus” é o primeiro de seis novos rebocadores com conceito inovador no Brasil. Com projeto Damen RSD 2513, seu casco apresenta uma hidrodinâmica mais eficiente para uma redução estimada de até 14% nas emissões de gases de efeito estufa. As aletas gêmeas melhoram a navegabilidade e aumentam a capacidade de arrasto durante as manobras, o que garante menor consumo de combustível e, consequentemente, menores emissões.

Além disso, os novos navios são os primeiros no Brasil a seguir o padrão IMO TIER III, que promove a redução das emissões de óxido de nitrogênio em mais de 75% e contribui para a melhoria da qualidade do ar nos portos onde operam. Este padrão é exigido em algumas regiões da América do Norte e Europa. Construído no estaleiro da Wilson Sons em Guarujá (SP), projetado pelos Estaleiros Damen, o novo rebocador é um rebocador de escolta com 25 metros de comprimento e 13 metros de boca com certificação de combate a incêndio (Fi-Fi 1). Outros dois novos rebocadores serão entregues ainda este ano – e os demais entrarão em operação em 2023.

 

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