quinta-feira, 7 de março de 2024

Mercado prevê queda nos preços dos contêineres em março e abril com impacto do Ano Novo Chinês


O mês de fevereiro marcou um momento crucial na estabilização da trajetória das taxas de arrendamento e venda de contêineres que vinham aumentando desde os últimos três meses (a partir de novembro de 2023), após o início da crise no Mar Vermelho. Isto coincidiu com a previsão antecipada pela Container xChange em relação ao período após o Ano Novo Chinês. Assim, após o feriado, a retomada das atividades comerciais não conseguiu manter o ritmo ascendente.

Agora, as previsões da Container xChange, publicadas no seu relatório relativo ao mês de Março, prevêem que os preços dos contêineres caiam entre 8% e 16% nos meses de março e abril na China, devido à sua natureza cíclica, bem como o impacto da redução da procura após o Ano Novo Chinês. Também projeta uma possível queda nos preços dos contêineres nos Estados Unidos, Canadá e Europa no mesmo período.

Segundo a consultoria, apesar da calma na demanda após o Ano Novo Chinês, houve mudanças semanais significativas nos preços do mercado de contêineres. Um desenvolvimento significativo neste contexto é que os preços não diminuíram drasticamente na última semana de fevereiro em comparação com anos anteriores. Por exemplo, o porto de Shezhen, na China, foi um dos pontos de venda com maior queda semanal de preço (-4,59%) ao registrar US$ 2.080/TEU no dia 1º de março.

De acordo com o relatório, “isto pode ser atribuído à instabilidade causada pelos desvios do Mar Vermelho e pela capacidade ociosa no mercado”. Além disso, apesar das previsões cíclicas indicarem o contrário, o xChange Container Price Sentiment Index (xCPSI) indica que os profissionais da cadeia de abastecimento continuam a esperar aumentos nos preços dos contêineres durante o mês de março devido à situação persistente do transporte marítimo do Mar Vermelho e suas implicações nas cadeias de abastecimento.

Cabe ressaltar que o xCPSI atingiu um máximo histórico em 24 de fevereiro devido à crise do Mar Vermelho e ao impacto percebido nos preços dos contêineres em todo o mundo. Março, um mês de transição “Na indústria naval, março é um período de transição após o Ano Novo Chinês, que historicamente tem causado um abrandamento na actividade industrial e marítima na China, o que pode resultar num declínio temporário na procura de serviços marítimos.

No entanto, à medida que as empresas retomam as operações após o feriado, poderá haver um aumento na procura de envio, especialmente para mercadorias que necessitam de reabastecimento após o período de férias”, explica Christian Roeloffs, CEO da Container xChange. “Além disso, muitas companhias marítimas costumam considerar março como o início da temporada de contratações. É quando são negociados e finalizados os contratos anuais de transporte marítimo para o próximo ano, o que pode influenciar as taxas de frete e a utilização da capacidade do setor”, acrescenta.

Roeloffs explica que embora março possa ser um período de maior procura em comparação com o período imediatamente seguinte ao Ano Novo Chinês, “não é considerado tão forte como outras épocas de pico, como o período pré-feriado que antecede o Natal”, afirma. “No final do ano, o aumento das taxas de inflação em nível mundial poderá potencialmente levar a custos de produção mais elevados e a preços ao consumidor mais elevados, afetando assim os volumes de comércio e a procura de contêineres.

“À medida que as empresas enfrentam pressões inflacionistas, poderão ter de reavaliar as suas estratégias de preços.” No entanto, explica que as preocupações dos consumidores relativamente ao preço continuam a ser um factor-chave que influencia as decisões de compra, uma vez que muitos consumidores acumulam stocks com menos frequência, afectando diversas categorias de produtos.

Além disso, “o impacto da inflação acima da média, dos riscos geopolíticos e da incerteza das taxas de juro continuam a pesar sobre os mercados de bens de consumo no curto prazo”, afirma Reoloffs. Neste sentido, o CEO da Container xChange destaca que “é essencial monitorizar a dinâmica da cadeia de abastecimento global, incluindo interrupções e alterações nos padrões comerciais”, uma vez que estes fatores podem afetar significativamente a venda de contêineres.

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