segunda-feira, 10 de julho de 2023

Um ano e meio após ultrapassar a Maersk, a MSC amplia vantagem em capacidade de transporte


 

Apenas 18 meses depois de se tornar a maior linha de transporte de contêineres do mundo em capacidade, a MSC construiu uma lacuna de capacidade de frota de um milhão de TEU com a segunda colocada Maersk. Isso significa que, em média, a vantagem da MSC sobre a Maersk cresceu em uma faixa de 12.800 TEUs todas as semanas desde janeiro de 2022, informa a Alphaliner.

Em 1º de julho de 2023, a diferença entre os dois era de 985.500 TEUs desde que a última entrega de um novo navio para a Maersk, o “Maersk Charleston”, conseguiu reduzi-la um pouco. No entanto, as projeções da carteira de pedidos da Alphaliner mostram que a MSC ampliará ainda mais sua liderança nas próximas semanas e meses. O rápido crescimento da MSC foi alimentado por novas entregas de navios porta-contêineres, compras de segunda mão e, em menor escala, fretamentos.

Hoje, a linha marítima suíço-italiana é um dos principais impulsionadores do crescimento geral da frota. Aliás, a “loucura desencadeada” das encomendas feitas em 2021 e 2022. Curiosamente, naquele período, o mercado estava medíocre e o persistente excesso de capacidade da frota fez com que a relação entre a carteira de pedidos e a frota caísse para uma baixa histórica de apenas 9%.

O boom de carga pós-Covid e um período de taxas de frete altíssimas finalmente levaram as companhias marítimas a fazer novos pedidos de navios. Muitos investiram parte de seus ganhos inesperados para expandir e renovar suas frotas. Dois anos após o início do frenesi, muitos dos navios então encomendados estão agora a chegar ao mercado.

Em junho, a Alphaliner registrou uma receita recorde de 285.000 TEUs para a frota. Desse total, a MSC representou 39% com 111.474 TEUs. Para contextualizar os números, considere que as entregas de navios em junho foram maiores do que a entrada de capacidade trimestral típica registrada no período 2019-2022.Apesar do exposto, nada menos que cinco navios megamax ingressaram na frota global em junho: duas unidades corresponderam à MSC e uma à ONE, OOCL e Hapag-Lloyd, respectivamente. Além desses, os estaleiros entregaram mais nove navios Neopanamax. A MSC recebeu apenas cinco deles, enquanto Maersk, Evergreen, Hapag-Lloyd e ZIM receberam um cada.

Ao longo deste ano e do próximo, espera-se que as novas entregas de capacidade permaneçam fortes, impulsionadas por uma carteira de pedidos que atinge 7,60 MTEUs, ou 28,5% da frota de porta-contêineres existente. Embora os novos regulamentos CII e EEXI tenham criado alguma demanda “artificial” de capacidade (devido à reação das companhias de navegação para aplicar velocidade reduzida), certamente isso não crescerá o suficiente para absorver todos esses novos navios.

Diante disso, a Alphaliner estima que grande parte do novo pipeline de construção naval atual será usado para renovação da frota, em vez de crescimento da frota. A maior linha de navegação do mundo expandiu constantemente sua frota e sua rede desde sua criação em 1970, no entanto, seu crescimento acelerou acentuadamente no final de 2010 e em 2020.

A MSC não apenas possui a maior carteira de pedidos de navios (1,50 MTEUd) de qualquer operadora de transporte, mas também comprou muito mais navios usados ​​do que qualquer outro. Além disso, nos últimos três anos comprou mais de 300 embarcações e cerca de dois terços dessa capacidade constituiu uma adição líquida à frota da MSC.

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