quinta-feira, 13 de julho de 2023

América Latina tem aumento anual de 3,6% no volume de carga aérea em maio segundo a Iata


A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) em seus registros para os mercados mundiais de carga aérea de maio de 2023, exibiu as fracas condições do mercado. No entanto, as companhias aéreas latino-americanas registraram os únicos resultados positivos, com aumento de 3,6% no volume de cargas em relação a maio de 2022. Registros da região melhoram em relação a abril (-1,6%), enquanto a capacidade no mês analisado aumentou 14,7% ano- no ano. A demanda global, medida em toneladas-quilômetro de carga (CTKs), caiu 5,2% em relação a maio de 2022 (-6,0% nas operações internacionais).

A capacidade, medida em toneladas-quilômetro de carga disponíveis (ACTKs), aumentou 14,5% em relação a maio de 2022, impulsionada principalmente pela capacidade de espera, que vem aumentando à medida que a demanda se recupera no setor de passageiros. A capacidade está atualmente 5,9% acima dos níveis de maio de 2019 (pré-pandemia).

As companhias aéreas da Ásia-Pacífico viram seus volumes de carga aérea diminuirem 3,3% em maio de 2023 em relação ao mesmo mês de 2022. Isso representa uma queda nos resultados em relação a abril (-0,3%), principalmente devido à maior contração anual na carga aérea internacional demanda, que passou de -3,5% em abril para -6,4% neste mês. A capacidade disponível na região aumentou 38,3% em relação a maio de 2022.

As companhias aéreas norte-americanas registraram os piores resultados de todas as regiões pelo terceiro mês consecutivo, com volumes de carga caindo 8,1% em maio de 2023 em relação ao mesmo mês de 2022. Isso representou uma ligeira melhora nos resultados em relação a abril (-12,4%). Em particular, as companhias aéreas da região tiveram o terceiro mês de contração de dois dígitos em volumes na rota comercial América do Norte-Europa (-10,3%). A capacidade aumentou 1,2% em relação a maio de 2022.

As transportadoras aéreas europeias tiveram queda de 6,7% nos volumes de carga em maio de 2023, em comparação com o mesmo mês de 2022. Isso representou uma melhora nos resultados em relação a abril (-7,7%), em parte devido à menor contração anual dos CTKs internacionais na Europa -Rota comercial do Oriente Médio, de -4,7% em abril para -2,9% em maio.

A queda no tráfego internacional de cargas nos mercados intra-europeus também melhorou, passando de -16,2% em abril para -7,8% neste mês (dados dessazonalizados). Enquanto isso, a capacidade aumentou 5,6% em maio de 2023 em comparação com maio de 2022. As companhias aéreas do Oriente Médio tiveram uma queda de 3,1% em relação ao ano anterior nos volumes de carga em maio de 2023.

Os resultados foram ligeiramente melhores do que no mês anterior (-6,7%). A capacidade aumentou 15,6% em relação a maio de 2022. Fatores que influenciam o desempenho do setor: O Índice de Gerentes de Compras (PMI) para o setor manufatureiro global indica uma contração anual de 1,4% em novos pedidos de exportação e um declínio de 5,2% ano a ano no PMI de produção. Isso sugere um arrefecimento na demanda industrial global.

O comércio mundial de bens caiu 0,8% em abril, devido a desafios macroeconômicos e restrições na cadeia de suprimentos. As condições comerciais pareciam favorecer o frete marítimo, com a demanda por transporte de contêineres contraindo 0,2%, enquanto a demanda por carga aérea enfraqueceu 6,3% no comparativo anual. O PMI global de prazos de entrega de fornecedores subiu para 54,5 em maio, de sua mínima de 35 em outubro de 2021, indicando prazos de entrega mais curtos e algum alívio para as cadeias de suprimentos. No entanto, isso também é um sinal de fraca demanda pelo comércio mundial de bens.

 

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