segunda-feira, 10 de julho de 2023

Dirigentes da Antaq debatem transição energética com diplomatas da Embaixada da Holanda

Diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) se reuniram com membros do corpo diplomático da embaixada da Holanda para discutir assuntos estratégicos entre os países na busca do desenvolvimento da pauta ambiental e da transição energética nos portos. 

O encontro contou com a presença do diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, do diretor da agência Lima Filho e do chefe da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da autarquia, Alexandre Dal Fior. Representando a embaixada estiveram presentes  o embaixador, André Diessen, e a ministra conselheira, Afke Mulder.

As discussões giraram em torno do programa Green Ports Partnerships, iniciativa de parceria público-privada (PPP) realizada entre alguns portos brasileiros e o Porto de Roterdã, com o apoio dos governos dos dois países.

A Green Ports Partnership é um programa de três anos, o qual conta com a participação de 15 empresas holandesas, três entidades governamentais, três federações de indústrias, o Porto de Roterdã, e portos brasileiros – Porto de Pecém (CE), Porto do Rio Grande (RS), Porto de Santos (SP) e Porto de Paranaguá (PR).

O programa tem como objetivo principal possibilitar o desenvolvimento sustentável e energia renovável ligada aos portos, entre elas, a energia eólica offshore e onshore, e hidrogênio. As atividades previstas até o momento são workshops técnicos nos formatos online e presencial, dependendo do tema, roundtables e missões internacionais.

A parceria também apoia empresas marítimas holandesas com suas ambições de exportar e investir em empresas brasileiras que gostariam de estabelecer ou expandir seus negócios na Holanda, sempre com o interesse em desenvolver ações inovadoras voltadas à sustentabilidade. 

Cabe destacar, que o Brasil já possui um Memorando de Entendimento (MoU) com a Holanda, que tem como objetivo aprofundar a cooperação bilateral nas áreas de portos, transporte marítimo e logística. A Antaq configura como uma das entidades responsáveis pela implementação do MoU.

Ainda durante a discussão, a Diretoria da Antaq foi convidada a participar de uma missão institucional ao porto de Roterdã que ocorre no âmbito do projeto Green Ports Partnership, ainda este ano.

O diretor-geral fez uma apresentação ao embaixador dos Países Baixos no Brasil acerca da agenda ambiental da Antaq, com os principais assuntos que estão sendo debatidos na autarquia. Entre eles, os estudos para redução das emissões de carbono e impactos das energias renováveis nos portos brasileiros e a relação porto-cidade.

Os diretores apresentaram também as ações que vêm sendo implementadas voltadas ao fomento das hidrovias brasileiras, como a realização de estudos específicos para a concretização desse modal no país.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário