quinta-feira, 27 de julho de 2023

A importância da inspeção de cargas nas operações logísticas

A inspeção de carga (survey) é um processo que envolve verificação das mercadorias e equipamentos, documentos de transporte (peso, quantidade, medidas, embalagem, entre outros.) Ou seja, se as cargas estão íntegras e livres de avarias pré-existentes.

A atividade pode ser realizada na origem do embarque, no pré-embarque, no desembarque, no deslocamento da carga até o terminal de descarga, no recebimento da carga junto ao terminal de armazenagem e posterior expedição da carga do terminal de armazenagem para o cliente final.

Nesse processo, também será realizada a inspeção e verificação de todos os equipamentos usados para o manuseio da carga, assim como os locais onde serão desembarcados ou embarcados. Todo o processo será anotado e documentado fotograficamente. 

Além disso, um Relatório de Inspeção será emitido posteriormente a cada operação, relatando todos os fatos ocorridos. Esta será a garantia para os envolvidos (importador, exportador, operador portuário, transportadora ou armazém de recebimento da carga). O relatório é a comprovação de que a carga foi entregue e/ou recebida pelo próximo interveniente em perfeito estado, protegendo seus interesses e a reputação de sua empresa.

Dessa forma, ter um bom processo de inspeção pode servir como garantia e proteção da sua carga nas operações, evitando assim que uma mercadoria avariada chegue aos seus clientes, não causando danos a sua reputação.

Quando e onde acontecem as inspeções?

As vistorias ou inspeções podem acontecer em diversos lugares e situações, podendo a carga ser verificada na entrada ou saída: local de armazenagem da carga (origem), na área portuária (alfandegada ou não) ou meio de transporte (caminhão, navio). Em todos os casos o Inspetor registra o estado da carga recebida, observando sempre se há danos ou faltas da carga anteriormente manifestada pelo cliente. 

Caso a carga estiver danificada ou não cumprir as especificações determinadas, o cliente das mercadorias deverá ser comunicado de imediato, com o máximo de detalhamento possível e com evidências visuais da ocorrência, seja foto ou vídeo. As inspeções acontecem também em diferentes momentos, mas, em geral, se dá antes, durante e/ou após o carregamento ou descarga. O profissional que realiza as inspeções é chamado de inspetor de cargas ou surveyor.

4 tipos principais de Inspeção e Controle feitos pelos “surveyors” ou inspetores de cargas

1.      Controle e verificação de quantidades/qualidade;

2.      Inspeções de condição geral do navio e equipamentos usados para a operação;

3.      Inspeções para prevenção de danos à carga; e

4.      Inspeções para verificação de danos.

 

As avarias ao navio que devem ser observadas: acidentes de casco e máquinas, incêndio, colisão, encalhe, entre outros. Já as avarias à carga são o mau manuseio, má estivagem, defeito de material ou de embalagem, danos devido ao mau tempo e outros.



Entrevista com Leandro Possas, diretor da South Survey

- Qual a importância do survey no comércio exterior?

Leandro Possas - É de suma importância, pois o trabalho do survey garante que, na exportação ou importação, a carga seja controlada para que durante todo o processo de transporte (seja ele Marítimo, Terrestre ou Aéreo) haja uma garantia de que a mesma chegue em segurança e sem avarias ao seu destino final. Por isso, aqui na South Survey, dizemos que “o survey são os olhos do cliente”, pois é na observação atenta das cargas, que são evitadas uma quantidade enorme de dores de cabeça. Caso a atenção não seja voltada para o exame e para a análise profissional das situações apresentadas, o cliente vai ter muitos problemas – e o cliente pode ser você, neste exato momento.

- São inúmeros os intervenientes em uma operação logística. Que papel tem o inspetor de cargas neste contexto?

Possas - Por muitas vezes, o Inspetor tem o papel de interlocutor entre todas as partes envolvidas no processo, ele pode servir de orientador para que o resultado final seja o melhor possível para todos. Além disso, que a carga a ser recebida ou enviada esteja livre de avarias e a contento dos importadores ou exportadores.

- Em que áreas atua o profissional? 

Possas - Na cadeia logística, o Inspetor atua em todas as áreas do processo. Seu trabalho transita, geralmente, entre duas áreas: planejamento e operação. Isso porque suas obrigações e responsabilidades, estão envolvidas diretamente nestas áreas.

- E quais os tipos de carga que podem ser inspecionadas?

Possas - Todo produto levado de um local a outro por meio dos modais de transporte — rodoviário, ferroviário, dutoviário, aeroviário e hidroviário - poderá ser inspecionado, salvo casos em que a carga seja um produto de alto risco e perigoso, onde precisará de um ou mais profissionais qualificados para garantir a segurança.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário