terça-feira, 4 de julho de 2023

Delegação do Mapa participa de seminário sobre aumento da produtividade na Bolsa de Cereais de Buenos Aires

Uma delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou do "Seminário Binacional - Aumento da produtividade com base em sistemas agrícolas sustentáveis: iniciativas do Brasil e da Argentina". O evento, realizado, na semana passada, na Bolsa de Cereais de Buenos Aires, reuniu representantes de vários países com o objetivo de demonstrar o uso de tecnologia e boas práticas agrícolas com foco no aumento da produtividade no Brasil e na Argentina. Serviu, também, como espaço de troca de conhecimento e de cooperação técnica.

As relações entre Brasil e Argentina são caracterizadas pela existência de diversos mecanismos de cooperação e coordenação, fluxo comercial e investimento recíproco e colaboração em setores estratégicos. O diálogo bilateral fortalece a interação institucional e técnica para promoção de uma estratégia conjunta que promova políticas de incentivo à produção agrícola sustentável, além do fortalecimento das políticas já aplicadas.

A representação brasileira foi composta pela secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI/Mapa), Renata Miranda, pelo diretor de Sustentabilidade e Irrigação (Depros/SDI/Mapa), Bruno Brasil, e pelos representantes diplomáticos Andrea Parrilla, Paulo Gustavo e Quillen Sanchez. Participaram, ainda, autoridades dos Estados Unidos, dos Países Baixos, do Japão, da Alemanha e do Reino Unido.

Para Renata Miranda, a interlocução com a Argentina na busca por alinhamento das boas práticas agrícolas, bem como estratégias para promoção da agricultura sustentável, é positiva para ambas as nações. “Quanto maior a integração entre os países, mais fortalecidos entramos nas negociações entre blocos econômicos. Nossa missão é apresentar ao mercado internacional o alto nível de inovação e sustentabilidade da agropecuária brasileira”, explicou. A delegação se reuniu, também, com integrantes da Diretoria do Serviço Meteorológico Nacional, da Embaixada do Brasil e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca da Nação daquele país.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário