sexta-feira, 28 de abril de 2023

Tensões geopolíticas entre China e EUA diminuem envios de contêineres em nível global


A distância entre as duas maiores potências económicas do mundo, os Estados Unidos e a China, tornou-se cada vez mais acentuada desde o ano passado, acentuando um contexto global de abrandamento económico e conflitos geopolíticos que continuam a afetar as relações diplomáticas, prejudicando um grande número de negócios e prejudicando a movimentação de contêineres, segundo a Bloomberg. Executivos de transporte marítimo internacional observaram no Capital Link Maritime Forum em Cingapura que a porcentagem média de contêineres que os EUA recebem da China caiu pelo menos 10% no ano passado.

Com a queda no fluxo de cargas conteinerizadas, os Estados Unidos estão estreitando sua relação comercial com outros parceiros, como Europa, Mediterrâneo e Sudeste Asiático, buscando formas de reduzir as importações que recebem do país asiático. Durante grande parte do ano passado, as duas maiores economias do mundo perderam a dependência uma da outra. Isso ocorreu principalmente devido a uma desaceleração geral da economia global e foi especialmente grave para contêineres, já que o boom na demanda ocorrido durante a pandemia foi revertido.

As tensões aumentaram sobre questões que vão desde Taiwan até o suposto balão espião abatido sobre os Estados Unidos. Além do mais, o presidente Joe Biden pretende assinar uma ordem executiva que limitará o investimento de empresas americanas em setores-chave da economia chinesa. Esta decisão estaria 'remodelando o comércio mundial', alterando a estrutura dos fluxos de carga e desafiando a infraestrutura dos novos destinos desta reconfiguração comercial da desalavancagem do comércio entre os Estados Unidos e a China, o que significa que os Estados Unidos importarão mais de outros lugares. Dessa forma, os fluxos de carga foram reconfigurados para outras rotas que envolvem outros portos da Ásia, impulsionando inclusive o tráfego de contêineres na região, em detrimento da histórica rota transpacífica que alavancou a movimentação de cargas Ásia-Oeste durante o período. últimas décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário