quinta-feira, 20 de abril de 2023

Ancap importará 600 mil metros cúbicos de combustível durante os quatro meses de obras de manutenção da refinaria La Teja, no Uruguai

A Administração Nacional de Combustíveis, Álcool e Portland (ANCAP) do Uruguai vai importar um total de 600.000 metros cúbicos de combustível durante os cerca de quatro meses de paralisação da produção da refinaria La Teja, que passará por obras de manutenção a partir de setembro de 2023, segundo informações jornal uruguaio El Observador. O combustível importado será armazenado no Terminal José Ignacio Leste, uma infraestrutura que costuma receber petróleo bruto e está preparada logisticamente para receber os navios de grande porte que deverão fazer escala.

O presidente da ANCAP, Alejandro Stipanicic, esclareceu que a ideia é fazer muito raramente grandes importações, utilizando, por exemplo, navios com capacidade entre 80.000 e 100.000 metros cúbicos. “É uma operação bastante inédita e que exige uma coordenação muito fina”, disse o executivo.  A paralisação da produção custará à entidade cerca de US$ 180 milhões e terá um impacto negativo na economia do país, que reduziu suas estimativas de crescimento dos 3% previstos em novembro passado para 2%.

Durante esta paragem técnica, pretende-se substituir a tampa superior do reator de craqueamento, inspecionar os refratários, efetuar um descoqueamento mecânico juntamente com a inspeção dos tubos do forno, posteriormente substituí-los e finalmente trocar os catalisadores nas unidades de isomerização e dessulfuração de diesel e gasolina. Está prevista a realização de uma série de obras para recondicionar e colocar em condições ideais as torres, reatores, bombas, compressores e outros equipamentos especializados.

Da mesma forma, a manutenção e inspeção dos trocadores de calor serão realizadas usando correntes parasitas e serão realizadas tarefas de pintura industrial, incluindo a tocha. Estima-se que o custo total de aquisição de novos equipamentos e manutenção seja de aproximadamente US$ 77 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário