terça-feira, 18 de abril de 2023

Feira calçadista BFSHOW será realizada em novembro no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre

A feira que chegou para democratizar o mercado de eventos comerciais para o setor calçadista nacional anuncia que, entre os expositores confirmados, já estão representantes de mais de 70% dos polos calçadistas brasileiros e de todos os segmentos e portes de indústria. Realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a NürnbergMesse Brasil, a primeira edição da Brazilian Footwear Show - BFSHOW - acontece nos dias 21 a 23 de novembro, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

A BFSHOW, que tem sua planta segmentada por tipo de produto para melhor experiência de visitação, já confirmou a presença de fabricantes de calçados infantis que respondem por mais de 80% da produção total deste segmento no Brasil. Já a representatividade do calçado masculino é de 73% e do feminino de 43%. “Estamos vivendo um momento histórico para o setor calçadista nacional, no qual ele está, por meio da sua associação, promovendo a sua própria feira. Por isso, não surpreende termos representantes de quase todos os polos calçadistas, portes e segmentos produtivos de uma indústria que, no ano passado, produziu quase 850 milhões de pares e é considerada a maior do Ocidente. A BFSHOW quebra um paradigma importante e, focada em negócios e transparência, é hoje a feira mais democrática do País”, comenta o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira.

Foco em negócios
A primeira edição da BFSHOW, além de convidar compradores nacionais indicados pelas próprias expositoras, por meio de um Programa Comprador, terá ainda projetos de promoção comercial e de imagem com foco na exportação. “A Abicalçados, com o know-how da Inteligência de Mercado e equipe comercial, está selecionando compradores nacionais e internacionais com base no interesse das empresas confirmadas, que estão recebendo formulários para indicações”, conta Ferreira. Segundo ele, desde a sua concepção, a BFSHOW levou em consideração os anseios do mercado, do varejo ao fabricante, que busca um evento, efetivamente, focado em negócios. “Nada mais justo do que construirmos essa feira em parceria com o setor, ouvindo os desejos do mercado”, conclui.

Mercado internacional
Uma das empresas confirmadas na feira é a Calçados Bottero, indústria de calçados femininos de Parobé/RS. Produzindo mais de 3 milhões de pares todos os anos, dos quais exporta 34%, a empresa tem uma expectativa positiva para 2023. “Em 2022, tivemos um ano de retomada e crescimento, com um aumento de 45% no nosso faturamento. Para 2023, estamos com a expectativa de crescimento de 12%”, conta o diretor da empresa, Paulo Victor Kauer. Segundo ele, embora o crescimento para o ano deva ser alicerçado mais no mercado doméstico, principalmente a partir do segundo semestre, a expectativa é de crescimento nos embarques. “Acreditamos no esforço que a Abicalçados está fazendo para atrair mais clientes do exterior para a BFSHOW, o que deve incrementar nossas exportações”, avalia.

Novo horizonte para o setor
Diretamente da Capital Nacional do Calçado Masculino, Franca/SP, a PG4 Galleria produz sapatos masculinos de alto valor agregado com a marca do cliente, no modelo chamado de private label. Com uma produção de 800 pares diários, a empresa tem a maior parte dos seus clientes no mercado internacional. “Hoje, enviamos mais de 60% dos nossos calçados para 19 países, tendo nossos principais clientes nos Estados Unidos, Colômbia, Chile, Panamá, Bolívia e Guatemala”, conta o diretor da empresa, Giuliano Gera. Registrando crescimento de 54% no faturamento ao longo de 2022, a empresa vê o mercado mais retraído no início deste ano. Segundo Gera, a expectativa para os próximos anos passa pelos resultados da BFSHOW, que abre um novo horizonte para o setor. “A BFSHOW congrega vários clusters brasileiros e é um movimento de disruptura importante, pois é um evento focado em negócios e que deve nos trazer, de volta, o sentido de uma feira comercial, que é o de gerar conexões entre expositores e varejo”, comenta.

 

 

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