quarta-feira, 5 de abril de 2023

Autoridade portuária de Roterdam e APM fecham acordo de ampliação do terminal de contêineres Maasvlakte II


A APM Terminals anunciou a expansão do seu terminal Maasvlakte II em Roterdão, que irá abranger uma área de aproximadamente 47,5 hectares com 1.000 metros de cais com calado profundo. A Autoridade Portuária de Rotterdam está construindo as novas paredes do cais, que serão concluídas em meados de 2024. O projeto aumentará a capacidade do terminal em cerca de 2 milhões de TEUs e a nova seção deverá estar operacional no segundo semestre de 2026.

A APM Terminals foi inaugurada em Maasvlakte II em 2015 como uma instalação de carbono zero totalmente automatizada. Características que terá também a nova extensão, e que, além disso, estará preparada para a instalação de energia em terra.

Allard Castelein, CEO da Autoridade Portuária de Rotterdam disse que "Estamos muito satisfeitos com a decisão da APM Terminals de expandir o terminal e escolher Rotterdam como centro de suas operações na Europa Ocidental. Essa capacidade adicional do terminal é muito necessária para continuar gerenciando os volumes crescentes de contêineres nos próximos anos de forma eficiente e sustentável", segundo comunicado divulgado pela operadora.

Por sua vez, Keith Svendsen, CEO da APM Terminals, ressaltou que "nossa decisão de investir mais e expandir em Maasvlakte II é um confirmação da importância de Roterdã para as cadeias de suprimentos globais e para nossa rede global. Estamos ansiosos por este importante projeto e pelas oportunidades que ele abrirá."

No ano passado já foram adjudicados à A.P. 18,5 hectares de terreno na mesma área. Moller - Maersk para o desenvolvimento de instalações cross-dock e armazéns frigoríficos que abrirão durante 2024. As infraestruturas fornecerão serviços "dockside" à Maersk.

Além do novo local do terminal, também será construído um armazém vazio de cerca de 16 hectares para a Star Container Services - uma subsidiária da A.P. Moller - Maersk- na área imediatamente adjacente aos Terminais APM Maasvlakte II. Com este anúncio para Maasvlakte II, todos os terrenos vagos restantes para os Terminais APM na área Amaliahaven do porto já foram adquiridos para projetos de expansão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário