quarta-feira, 19 de abril de 2023

Fusão entre CP e KCS cria a Canadian Pacific Kansas City, primeira ferrovia de linha única conectando os três paises da América do Norte

A fusão entre a Canadian Pacific (CP) e a Kansas City Southern (KCS), conforme autorizada pela decisão final do US Land Transportation Board (STB), cria a Canadian Pacific Kansas City (CPKC), a primeira ferrovia de linha única a conectar Canadá, Estados Unidos e México. “Celebramos esta combinação histórica que cria uma rede ferroviária de linha única e inicia um novo capítulo na história ferroviária da América do Norte”, disse Keith Creel, presidente e CEO da CPKC, em comunicado.

A sede da CPKC será em Calgary, Alberta, embora a CP tenha dito anteriormente que manteria os principais escritórios da KCS nos Estados Unidos.  A rede combinada abrangerá ambas as costas do Canadá, atravessará o meio-oeste dos EUA e alcançará vários pontos no México, incluindo o Porto de Lázaro Cárdenas, na costa do Pacífico do México, oferecendo serviço de linha única para os embarcadores.

Além disso, incluirá aproximadamente 20.000 milhas de ferrovia, e a integração de ambas as empresas deverá durar mais de três anos. O CPKC também reiterou que planeja gastar mais de US$ 275 milhões para melhorar a segurança e a capacidade ferroviária na linha principal norte-sul entre o Upper Midwest dos EUA e a Louisiana.

Também foi estimado que aproximadamente 64.000 carregamentos de caminhões de longa distância poderiam ser desviados anualmente para os serviços intermodais do CPKC. A ferrovia realizou vários testes entre o meio-oeste e o México em uma base interline. Isso incluiu a movimentação de trens para o sul transportando produtos com temperatura controlada dos mercados do meio-oeste para Laredo, Texas, bem como testes ferroviários para o norte para produtos sensíveis ao serviço para mercados no Upper Midwest e no Canadá.

Os acionistas da CP e KCS aprovaram a fusão de $ 31 bilhões em dezembro de 2021, depois que ambas as empresas apresentarão seu pedido de fusão ao US Land Transportation Board em 29 de outubro de 2021. O conselho recebeu quase 2.000 comentários em audiências públicas e também recebeu sugestões quando o STB produziu uma declaração de impacto ambiental sobre a fusão. Por fim, o STB aprovou a fusão no mês passado.

Isso aumentaria o número de ferrovias Classe I de sete para seis após a conclusão da fusão, alimentando especulações de que esta seria a última fusão entre duas ferrovias Classe 1, já que o setor passou por um número razoável de consolidações desde 1980. "Embora ainda seja a menor das seis ferrovias de classe 1 dos EUA em receita, a nova empresa combinada tem uma rede muito maior e mais competitiva, que operará aproximadamente 20.000 milhas de ferrovias e empregará quase 20.000 pessoas", concluiu o CPKC no comunicado.

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