terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Reduções nas taxas de mercados e remoção de capacidade dos armadores apontam para mudanças na indústria marítima a partir de 2023

As reduções das taxas de mercado no início deste ano diminuíram significativamente, fato relacionado principalmente à remoção de capacidade das companhias marítimas por meio de viagens em branco, cuja alta aplicação antes do Ano Novo Chinês de 2023 mostrou o quão baixa é a demanda, com pouca esperança para as linhas marítimas para o resto do ano. Apesar da redução do spread entre as tarifas spot e de longo prazo, muitos agentes de carga continuam se afastando do mercado de longo prazo, preferindo mover os Contratos de Conta Nominal (NACs) para o mercado spot.

Essa tendência pode ser observada em muitas operações . Usando a rota Extremo Oriente - Norte da Europa como exemplo, os dados da Xeneta (da semana de 13 de janeiro de 2023) mostram que apenas alguns despachantes conseguiram garantir tarifas de longo prazo mais baixas do que as oferecidas atualmente no mercado spot. O que terá tudo a ver com maiores injeções de capacidade, com a maior parte ocorrendo no segundo semestre.

De fato, a frota encomendada atinge os 7 milhões de TEUs, capacidade que será adicionada trimestralmente até meados de 2024 e fará de 2025 mais um ano de significativo aumento. Assim, nos próximos três anos, as linhas de navegação se concentrarão no gerenciamento de suprimentos, enquanto os proprietários de carga e os agentes de carga terão muitas opções de remessa. Estima-se que um milhão de TEUs possam ser adicionados à frota inativa em 2023 devido ao grande descompasso entre oferta e demanda.

O esforço de descarbonização da frota de transporte de contêineres será outro fator importante a ter em conta em 2023 e no resto da década. Nesta matéria, segundo Xeneta, resta saber qual será o combustível do futuro e como as metas de emissão de gases de efeito estufa e os regulamentos IMO 2023 afetarão a capacidade. Peter Sand, analista-chefe da Xeneta, diz que será difícil distinguir o efeito das regulamentações do co-desenvolvimento do mercado, pois avalia que mesmo que as operadoras afirmem que as novas diretrizes criarão uma rede ineficiente, consumindo uma quantidade inimaginável de capacidade, não será suficiente para deter o verdadeiro tsunami de novos navios que o mercado enfrentará nos próximos anos.

Outro tema quente em 2022 e 2023 é a realocação ou terceirização próxima como consequência de interesses geopolíticos. Uma rápida pesquisa de público no Xeneta Summit revelou que nenhum de seus clientes transportadores/proprietários de carga considerou seriamente qualquer uma dessas alternativas como uma opção antes de 2022 ou fez alterações relacionadas nos anos subsequentes. No entanto, embora a China tenha ficado um pouco estática em certas categorias (como vestuário) migrando para o Vietnã e outros lugares, ela continua sendo a principal potência manufatureira.  Os especialistas da Xeneta acreditam que os volumes de contêineres que saem do Vietnã precisarão de vários anos de crescimento de dois dígitos antes que o país do Sudeste Asiático seja considerado um beneficiário da guerra comercial EUA-China.

O impacto da pandemia aumentou o custo de vida e também demonstrou o papel inestimável da mão de obra na cadeia de suprimentos. Houve um despertar da força de trabalho, cujo impacto pode ser visto nos próximos dois anos. Esperançosamente, o Covid-19 não será um problema da cadeia de suprimentos nos próximos anos, mas os analistas da Xeneta veem muitas outras interrupções globais que podem afetar os mercados. A reabertura da China e os sinais de que a inflação atingiu o pico em muitos países ocidentais, normalmente apontariam para melhorias de volume. No entanto, com altas taxas de inflação e a disseminação da Covid na China, uma queda constante ou maior na demanda este ano continua sendo o resultado mais provável.

A forma como as companhias marítimas gerenciam a capacidade será crucial para as tarifas. Embora aspectos regulatórios possam limitar o número de viagens em branco. No entanto, de acordo com um relatório recente de um cliente da Xeneta, as linhas de navegação têm recursos suficientes para deixar muitos de seus navios ociosos, se necessário, exceto uma guerra total de baixa taxa que envolve lançar ao mar o maior número possível de suas frotas.

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