terça-feira, 18 de outubro de 2022

Coordenador técnico do Minfra visita obras de modernização e ampliação do Cais da Gamboa, no Rio de Janeiro

O Porto do Rio de Janeiro (RJ) recebeu o coordenador técnico de Infraestrutura da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura (SNPTA/Minfra), Julio Cesar de Sousa Dias, na semana passada. A visita técnica teve por objetivo acompanhar o andamento das obras de ampliação e modernização do Cais da Gamboa e estreitar o relacionamento com os gestores da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ). 

Por parte da Autoridade Portuária, o representante da SNPTA foi recepcionado pelo diretor de Gestão Portuária, Luiz Fernando Walther de Almeida; pelo assessor da Diretoria, Rogério Dias; pelo superintendente de Engenharia, Roberto Catalão; pelo superintendente de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e Niterói, Leandro Lima; e pelos fiscais da Docas do Rio. Também estiveram presentes engenheiros das empresas Consórcio Porto Rio 1 e Redav Serviços de Engenharia Ltda, contratadas para a execução dos serviços. 

As obras estruturais, no valor de R$ 104 milhões, contemplam uma extensão de 600 metros do Cais da Gamboa – trecho mais antigo do Porto do Rio de Janeiro. A intervenção, que não vai modificar as condições atuais do meio ambiente e manterá as características básicas do cais existente, foi iniciada no último mês de agosto, com previsão de conclusão no 2º semestre de 2023.  

O superintendente de Engenharia, Roberto Catalão, explicou que o referido trecho do cais teve sua estrutura projetada com as técnicas disponíveis à época de sua construção, em 1910, e não suportaria uma dragagem. Depois dessas obras de modernização das estruturas originais, a Docas do Rio pretende realizar a dragagem do trecho para permitir o aprofundamento dos berços de atracação para 13,5 metros e viabilizar a operação com navios de maior porte. 

O aumento do calado operacional do Cais da Gamboa é considerado importante pela Autoridade Portuária para melhorar as condições de atratividade do porto, otimizar o uso da infraestrutura e desenvolver novos negócios. O Cais da Gamboa tem vocação para movimentar diversos tipos de carga geral e granéis, além de dar apoio às atividades offshore, e o superintendente de Gestão Portuária, Leandro Lima, acredita que, com a modernização do cais e o futuro aprofundamento do trecho, o porto atingirá um melhor desempenho no uso da retroárea, na logística de transporte, na segurança das operações e na captação de um mix de cargas mais variado e rentável.  

Atualmente, as obras de ampliação e modernização do Cais da Gamboa estão na 1ª fase: a execução de estacas para dar suporte à nova viga de coroamento do cais. As etapas seguintes incluirão: injeção de nata ou solo de cimento que funcionará como uma parede de contenção para impedir a erosão abaixo do muro do cais; vigas de coroamento, uma sobre o cais atual e outra a cerca de 5 metros, apoiada nas novas estacas; e lajes pré-moldadas com capa de concreto, apoiadas nas vigas de coroamento.

 

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