quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Porto de Concepción, no Paraguai, é reinaugurado com operação de soja do Mato Grosso do Sul

       O Porto paraguaio de Concepción, depois de 40 anos sem investimentos, foi reinaugurado nesta semana, com os primeiros embarques de soja do Estado brasileiro de Mato Grosso do Sul da safra deste ano. Segundo a administração, o terminal espera um movimento comercial importante em todo o corredor graneleiro da Ruta 5, desde Pedro Juan Caballero até o complexo portuário, no rio Paraguai. 
     A soja brasileira que ingressará pelo município será transportada em partes iguais por caminhoneiros do Brasil e do Paraguai. Eles utilizarão veículos convencionais já que o governo suspendeu a entrada de carretas bitrens.
       A expectativa é de que nos próximos anos, os investimentos alcancem US$ 1 milhão. As obras permitirão duplicar a capacidade de armazenamento de grãos com a ampliação do dos silos e a melhora da infraestrutura.
       De acordo com o jornal La Nación, de Assunção, a Baden, companhia que concretizou uma aliança estratégica de investimentos com a ANNP (Associación Nacional de Navegación y Puertos) para a exploração do terminal fluvial por 20 anos, deverá desembolsar mais de US$ 8 milhões. "A parte que será usada para os envios de grãos já está pronta, entretanto a que será utilizada para movimentar combustíveis ficará pronta nos próximos meses de abril e maio", anunciou o diretor da empresa, Fabián Sesto.
        A capacidade de embarque de barcaças no terminal atualmente é de 1 000 ton/hora, superior as 300 ton/h de antes das obras. O analista do segmento Amílcar Ferreira disse que o Porto de Santos, por onde passa grande parte da soja do Centro-Oeste brasileiro, está saturado, gerando atrasos nas operações, prejudicando os exportadores, situação que não ocorrerá em Concepción.
         "Sempre falamos de posicionar o Paraguai como um grande centro logístico pela sua posição estratégica e isto representa uma incomparável oportunidade que oxalá seja aproveitada e nos permita dar um salto", calculou ele, em entrevista ao jornal La Nación.
       Já o ministro de Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, afirmou que a reinauguração do Porto de Concepción é o início do projeto que busca estabelecer um corredor interoceânico entre o Pacífico e o Atlântico, passando pelo território paraguaio. "Nós, como governo, propomos que o país seja centro da hidrovia que facilitará essa ligação entre os dois oceanos", declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário