segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Porto de Cabedelo embarca 13 mil toneladas de minério ilmenita para a Europa

         O Porto de Cabedelo, na Paraíba, conclui uma importante operação nos próximos dias, embarcando para a Holanda e para a França, ilmenita, minério extraído no Estado. O Navio African Joseph R, de bandeira grega, atracou no terminal para levar para os dois países o produto extraído no município de Mataraca, Litoral Norte paraibano.
        O navio vai entregar parte da carga em Rotterdam, na Holanda, e tem destino final no Porto de Thann, na França. Ilmenita (FeTi02) é o mineral de titânio de ocorrência mais comum e abundante. É utilizado como pigmento nas indústrias de tinta, papel, plástico, boracha, fibras, vernizes, próteses ósseas, implantes dentários, instrumentos cirúrgicos, entre outros.
         O minério apresenta-se na cor preta do ferro. Cerca de 88% da produção mundial de titânio é obtida da ilmenita. No Brasil os principais municípios produtores são: Mataraca (PB); São Francisco de Itabapoana (RJ) e Santa Bárbara de Goiás (GO). Em 2016, ocorreram alguns embarques do minério ilmenita para a Europa. Dezenas de trabalhadores portuários participam da operação de embarque das 13 mil toneladas de ilmenita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário