sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Maersk espera crescimento abaixo de 1% em 2017 nas importações

         As importações da Maersk no Brasil devem crescer menos de 1% em 2017 e as exportações devem ficar no mesmo patamar de 2016 caso o dólar permaneça na faixa de R$ 3, aponta o relatório comercial do quarto trimestre de 2016 da companhia. A empresa dinamarquesa observa que o Brasil apresenta sinais de recuperação lenta e lista entre os desafios o aumento dos custos dos armadores, a necessidade de reabastecimento de contêineres vazios e a alta do preço do bunker.
         No quarto trimestre, as exportações recuaram na comparação com o mesmo período de 2015, enquanto as importações cresceram em praticamente todas categorias, porém abaixo dos níveis de 2012 a 2014. A Maersk ressalta que as importações vêm de uma base de comparação muito baixa em relação aos patamares históricos, considerando que o Brasil era um exportador líquido até o primeiro trimestre de 2016, quando as importações travaram e tornou-se um exportador líquido no segundo trimestre. Já o declínio das exportações é parcialmente explicado pela base de comparação elevada.
         O relatório alerta para dificuldade dos exportadores porque não há contêineres vazios na costa e o espaço nos navios é limitado. "Com a queda que o mercado sofreu na importação, principalmente da Ásia, a disponibilidade de equipamento (contêineres) foi muito fraca. E a costa e o volume não são suficientes para suprir o nível de exportação que temos", observa Nestor Amador, diretor comercial da Maersk Line para a Costa Leste da América do Sul.
         As exportações de cargas refrigeradas sofreram a maior queda, recuando 11% no quarto trimestre contra 1,7% das cargas secas. As Elas tiveram baixas em todas as principais regiões: Europa (-7,6%), Ásia (-6,5%), África (-11,7%) e Oriente Médio (-12%), com destaque para carne bovina, peixes, frutas e vegetais, carne de frango e outras carnes, que recuaram, respectivamente, 24%, 5,9%, 3,8% e 8,8% no quarto trimestre na comparação ano a ano.
         Em dezembro, a Maersk revelou que tinha chegado a acordo com o Grupo Oetker para a aquisição da Hamburg Sud, que depende de aprovações regulatórias na União Europeia, nos Estados Unidos, , Brasil e Argentina. A aquisição irá oferecer vantagens uma vez que as redes dos dois armadores se complementam. O diretor de Trade e Marketing da Maersk Line na Costa Leste da América do Sul, João Momesso, destaca que a aquisição vai fortalecer a Maersk, que ficará mais forte nas rotas Leste-Oeste e Norte-Sul. A expectativa é que os órgãos regulatórios se posicionem somente em 2018.
         Momesso também destaca que o Brasil tem a ganhar com a busca de novos acordos de comércio exterior, mas ainda está muito atrás de países como o México. "Temos visto de maneira positiva que os países trouxeram para pauta conversa sobre acordos bilaterais e multilaterais", observa. Segundo Momesso, o Brasil como um todo precisa trabalhar em novos acordos. Ele acredita que o governo brasileiro parece estar tentando avançar nessa pauta individualmente e via Mercosul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário