terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Cuba fecha acordos de navegação marítima e fluvial com quatro estados norte-americanos

       O governo de Cuba fechou acordos com quatro estados norte-americanos, que deverão levantar barreiras econômicas, comerciais e financeiras entre os dois países. A autoridade portuária de Cuba de Havana selou alianças com portos de Pascagoula e Gulfport, no Mississipi, depois de já ter estabelecido parcerias semelhantes com o Alabama, Luisiana e Virginia, estimulando o intercâmbio e abrindo novas oportunidades de negócios.
        Os acordos foram firmados na capital cubana, Havana, pela diretora de Política Comercial com a América do Norte, do Ministério de Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros do país caribenho, Maria de La Luz Hamel. Segundo ela, "as perspectivas são amplas devido a proximidade geográfica e as excelentes vias marítimas e fluviais existentes ligando as regiões abrangidas.
        "As possibilidades que identificamos nesses primeiros passos apontam para novas etapas que podem resultar no levantamento do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto por Washington a Cuba", avaliou ela. Hamel disse ainda que as alianças firmadas proporcionarão ganhos para as duas nações.
       O último acordo, fechado nesta semana, foi ratificado pelo diretor geral da Administração Nacional de Portos de Cuba, Manuel Pérez Guerra, e pelos representantes dos terminais de Pascagoula e Gulfort, Mark McAndrews e Jonathan Daniels. Em entrevista à Radio Havana, McAndrews declarou que a aliança permitirá consolidar vínculos que já existiam de modo irregular há mais de dez anos. 
         "Centenas de milhares de toneladas de produtos florestais, construção, avícola e outros foram levados de Cuba para os Estados Unidos nos últimos anos irregularmente", destacou o executivo norte-americano. Ele considerou a aliança firmada um avanço e um contraponto ao cancelamento, recentemente, dos acordos de Havana com os portos de Everglades e Palm Beach, por determinação do governo da Flórida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário