sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Frota mundial de porta-contêineres inativos alcança mínimo histórico nos dez primeiros meses de 2024


A frota mundial de navios porta-contêineres inativos atingiu um mínimo histórico nos primeiros dez meses do ano, à medida que a crise do Mar Vermelho forçou as companhias marítimas a recorrer a todos os barcos disponíveis para fazer face aos desvios e satisfazer a procura crescente. De acordo com dados da Alphaliner, uma média de 0,7% da frota global de navios porta-contêineres ficou comercialmente ociosa de janeiro a outubro.

Esse número é menos do que o período equivalente de 10 meses em 2021 e 2022, quando a Covid-19 estava no seu pico. E é ainda mais surpreendente dado o enorme crescimento da frota nos últimos quatro anos, que passou de 23,7 MTEUs em outubro de 2020 para 30,6 MTEUs hoje, marcando um aumento de quase 30%.

Nos primeiros dez meses do ano, os maiores navios de 12.500 TEU apresentaram inatividade quase nula em 2024. Este segmento tem coberto principalmente as necessidades de capacidade adicional para desviar os principais serviços em torno do Cabo da Boa Esperança, o que resultou em uma oferta extraordinariamente restrita. As companhias marítimas e os armadores também atrasaram a doca seca de navios não essenciais. A capacidade imobilizada no estaleiro nos primeiros dez meses de 2024 situou-se em média 3,5%, inferior tanto a 2021 (3,7%) como a 2022 (5,1%).

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