O setor de transporte de contêineres mantém um crescimento notável em 2024, impulsionado pelo aumento de pedidos, entregas e taxas de frete, no que se configura como um ano recorde, segundo relatório da Veson Nautical. Atualmente, o valor dos navios Neopanamax de 15.000 TEU registrou um aumento anual de 33%, passando de 158,52 milhões de dólares no ano passado para 210,50 milhões de dólares.
Por sua vez, os embarques Pós-Panamax de 7.000 TEUs excederam os máximos anteriores estabelecidos em 2010 e continuam a aumentar. Este aumento de custos responde à elevada procura, à disponibilidade limitada nos estaleiros, ao aumento dos preços dos materiais e à concorrência por espaços em construção com outros tipos de navios.
Sendo mais específico, os pedidos de navios porta-contêineres aumentaram 52% até agora em 2024, com um total de 254 novos pedidos até o momento, em comparação com 167 no mesmo período de 2023. Os Neopanamaxes representam 41% destes, seguidos pelos Post-Panamax ( 27%) e o ULCV (22%).
Em termos de entregas, 362 novos navios foram adicionados à frota global até agora este ano, e espera-se que outros 169 sejam entregues antes do final de 2024. No caso do Pós-Panamax, as taxas de afretamento de um ano permaneceram em torno de US$ 72 mil/dia desde julho, o dobro dos US$ 36 mil registrados no mesmo período de 2023. Em 2024 foram desmantelados 48 navios porta-contentores, uma redução de 45% face ao ano passado.
A frota de navios porta-contêineres tem idade média de 12 anos e, embora exista um número considerável de navios mais antigos, o setor observa uma tendência de conservação de ativos devido aos benefícios obtidos ao longo do ano. Os pedidos recentes incluem dez navios Neopanamax de 16.000 TEU encomendados pela Maersk, custando US$ 209,58 milhões por unidade e com entrega prevista para 2027. Além disso, a Seaspan também fez um pedido de seis navios Neopanamax de 13.600 TEU e dez ULCVs de 16.000 TEUs, com entrega programada. entre 2027 e 2029.
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