quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Portos do Paraná preparam corredor leste para exportação de grãos em 2023

O Corredor Leste de Exportação do Porto de Paranaguá (Corex) está em manutenção. Enquanto a nova safra de soja segue se desenvolvendo no campo, o porto, na outra ponta da cadeia logística, faz ajustes e melhorias na estrutura e no sistema operacional para atender a demanda de escoamento de grãos que deve se intensificar a partir de março. “Os serviços são essenciais para garantir as condições adequadas para atingir as metas de volume dos produtos embarcados, garantir o desempenho dos equipamentos, os custos operacionais e a produtividade, reduzir paradas não programadas ao longo do ano”, afirma o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando García.

As intervenções de manutenção eletromecânica nas paradas programadas ocorrem anualmente. O diretor de engenharia de manutenção da concessionária, Victor Kengo, explica que o planejamento para a próxima parada programada de manutenção anual do corredor começa assim que os serviços deste ano terminam. Segundo ele, com essas informações, em colaboração com o Departamento de Operações, é definido o cronograma de paradas para os três berços de atracação do Corex. “Dessa forma, enquanto são feitas manutenções nas linhas correspondentes a um determinado berço, as outras duas permanecem operando normalmente, de forma que não é necessária a paralisação total da operação de exportação de granéis”, afirma o engenheiro.

Neste ano, as manutenções começaram no dia 24 de outubro, com parada no canteiro 212, onde todos os serviços foram concluídos e o espaço liberado. Atualmente, os equipamentos do site 213 passam por essa revisão periódica. A previsão é que termine até o próximo dia 22. Pouco tempo depois, no dia 23, está previsto o início da manutenção do sítio 214.

Todos os serviços devem ser concluídos até o final de janeiro. investimentos Cerca de US$ 4 milhões foram investidos em manutenção elétrica, automação e mecânica nas seis linhas, carregadores de navios e subestações, além de serviços como a troca das tampas arqueadas das correias transportadoras; a substituição das escadas de acesso à faixa portuária pelo antigo painel central; a manutenção dos geradores de energia dos carregadores de navios (equipamento utilizado para o carregamento dos navios) e o fornecimento de materiais e componentes elétricos e de automação para remodelação do ambiente físico e arquitetura das redes remotas do sistema de automação do navio Corredor de Exportação.

As manutenções realizadas nessa época são planejadas ao longo do ano e envolvem a contratação de empresas terceirizadas, compra de material e outros fatores que exigem um planejamento prévio. A Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá (ATEXP) e a Associação dos Operadores Portuários do Corredor de Exportação (AOCEP) atuam em parceria com os Portos do Paraná durante a manutenção anual. De acordo com os acordos de cooperação firmados com a empresa pública, as associações são responsáveis ​​pela manutenção dos equipamentos. Vale ressaltar que, de janeiro até o último dia 15 de dezembro, foram movimentadas 17.712.778 toneladas de granéis pelos três berços do Corredor Leste de Exportação do Porto de Paranaguá. O volume é quase 1 milhão de toneladas superior ao registrado no período de 2021.

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