segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Japão recupera liderança entre países com maior frota de navios, alcançando o valor de US$ 196,6 bilhões em ativos


Uma olhada nas 10 principais nações proprietárias de navios forneceu VesselsValue esta semana, olhando para graneleiros, petroleiros, navios porta-contêineres, frigoríficos, pequenos secos, GNL, GLP, transportadores de automóveis, Ro-Ro, navios de cruzeiro, OSV, OCV, MODU e CTV. Do jeito que está, em termos de valor da frota, o Japão está de volta ao primeiro lugar depois de cair para o segundo lugar no ano passado, e atualmente tem um total de US$ 196,6 bilhões em ativos.

Isso representa um aumento de US$ 9 bilhões em relação ao ano anterior e se deve em grande parte ao atual boom no setor de GNL. Os níveis de tarifas foram estratosféricos este ano para o setor de GNL, com ganhos recordes de US$ 441.385/dia em outubro, elevando os valores para toda a frota. Isso também gerou uma onda de pedidos em todo o setor de GNL e um total de outros 142 foram feitos até agora este ano, um aumento de cerca de 92% em relação ao ano anterior.

Desses pedidos, cerca de um quarto foi feito por companhias marítimas japonesas, incluindo MOL, NYK e Meiji Shipping. O Japão tem as frotas de maior valor para navios de GNL com US$ 30,3 bilhões, graneleiros com US$ 53,5 bilhões e também frigoríficos com US$ 985 milhões, Small Dry US$ 8,8 bilhões, GLP com US$ 8,7 bilhões e transportadores de veículos com US$ 22 bilhões. A China ocupou o primeiro lugar este ano em termos de número de navios que possui, com um total de 6.908 navios e um valor atual da frota de US$ 190,1 bilhões.

A China possui a maior frota de contêineres em termos de embarcações e valor. O aumento sem precedentes nas taxas visto nos últimos dois anos aumentou o valor da frota de US$ 28 bilhões no início de 2021 para US$ 56 bilhões hoje. A China também tem o maior número de petroleiros. Consequentemente, o recente aumento nas tarifas e valores colocou a China em segundo lugar em termos de valor da frota, subindo US$ 15 bilhões em relação ao ano passado para US$ 42,5 bilhões.

A Grécia manteve seu terceiro lugar tanto em número total de navios por frota quanto em valor. No entanto, para os navios-tanque, foi deslocado do primeiro lugar pela China, com 1.466 embarcações contra 1.461 da Grécia, mas em termos de valor, a Grécia está em primeiro lugar com um valor de frota de US$ 56,2 bilhões. A Grécia também possui a segunda frota de GNL mais valiosa, com um valor de US$ 29,1 bilhões.

Os Estados Unidos se mantiveram em quarto lugar com um total de US$ 98,6 bilhões em ativos, mais de US$ 2 bilhões em relação a 2021. Do valor total em ativos, US$ 54 bilhões correspondem a navios de cruzeiro. Isso não é surpreendente, já que as maiores companhias de cruzeiros, Carnival e Royal Caribbean, estão sediadas no país que ainda mantém sua posição como o maior proprietário de navios de cruzeiro do mundo, apesar do fato de que o valor de sua frota caiu em um total de US$ 2,5 bilhões. desde o ano passado.

Cingapura manteve o quinto lugar este ano com um valor de frota de US$ 80,3 bilhões e o quarto lugar em número de embarcações. A frota de contêineres de Cingapura é a quinta maior do mundo, com um valor de US$ 23 bilhões, representando mais de um quarto do valor de toda a frota. A Coreia do Sul subiu para o sexto lugar este ano, superando a Alemanha. O valor de sua frota é agora de US$ 65,9 bilhões, um aumento de quase US$ 8 bilhões ano a ano. O investimento no setor de GNL continua a dar frutos, com os valores dos navios-tanque de GNL a subirem 19% desde janeiro. Além disso, manteve uma posição chave como exportadora global de automóveis, ajudando-a a se tornar a terceira maior proprietária de transportadoras de veículos.

A Alemanha caiu para o sétimo lugar, com um valor total da frota de US$ 64 bilhões. Grande parte de sua frota sempre foi composta por porta-contêineres, sendo que atualmente a Alemanha é a segunda em número de navios. Com a correção dos ganhos do setor, sua frota perdeu valor em US$ 12,8 bilhões ano a ano. O país subiu duas posições em relação ao ano passado, com um valor total da frota de US$ 56,7 bilhões. Isso se deve principalmente ao investimento no setor de Small Dry por empresas como Wilson ASA, Sole Shipping e Oslo Bulk.

As transações de compra e venda neste setor aumentaram 39% em relação ao ano anterior. É também o segundo maior proprietário de transportadoras de veículos, tanto em valor quanto em número de navios. O valor atual dessa frota é de US$ 8 bilhões, US$ 4 bilhões a mais do que em 2021. O Reino Unido caiu para o nono lugar, apesar de o valor de sua frota permanecer em US$ 54 bilhões. No ano anterior, a frota do Reino Unido havia aumentado em valor em 38% devido a fortes ganhos nos mercados de granéis e contêineres. Ambos os setores tiveram retornos muito mais modestos ultimamente, e isso teve impacto nos valores. (imagens de Kobe, um dos principais portos do Japão)

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