segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Operadores de feeder turcos ocupam espaços deixados pela retirada dos principais armadores do Mar Negro


Dez meses após a invasão russa da Ucrânia, os operadores de feeder turcos estão se beneficiando de um declínio significativo na atividade da maioria das principais linhas de navegação (MLOs) na região do Mar Negro. No geral, a capacidade dos serviços intra-regionais Mar Negro - Mediterrâneo caiu 21,3% em comparação com dezembro de 2021.

A Alphaliner calculou as participações de mercado de cada linha de navegação que oferece serviços regulares de contêineres do Mediterrâneo para e dos portos do Mar Negro em comparação com um ano atrás. A MSC tem a maior participação de mercado no segmento de serviços do Mar Negro. Apesar de uma redução de capacidade de 22% em relação ao ano anterior na região, ela permanece na primeira posição com uma participação de mercado de 29%.

Embora opere mais serviços no Mar Negro em comparação com 2021, reduziu o número de navios implantados na região de 16 para 15, enquanto o tamanho médio dos navios caiu de 2.000 TEUs para 1.650 TEUs. Além disso, reduziu significativamente o serviço do Mar Negro e da Turquia para o Mediterrâneo Oriental, que operava anteriormente com cinco navios entre 2.600 e 2.900 TEUs. Hoje, esse serviço opera com três embarcações de 1.650 a 2.150 TEUs. Arkas (incluindo seu braço alimentador EMES) ocupa o segundo lugar.

A companhia marítima turca registou o maior crescimento de quota de mercado, que hoje é de 21,5% face a 16,5% em 2021. CMA CGM e Cosco são as únicas linhas que conseguiram aumentar sua cota de capacidade no Mar Negro. A companhia marítima regista uma quota de mercado de 16,6%, um aumento de 3,6%, o que a coloca na terceira posição, seguida pela Hapag-Lloyd na quarta posição, com 6,5%. A Cosco segue na quinta posição, com participação de mercado de 6,1%, 2,3% a mais que em 2021.

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