terça-feira, 17 de junho de 2014

Hidrovia papel

O projeto de construção da Hidrovia da Lagoa Mirim, fazendo ligação no tranporte de cargas entre Brasil e Uruguai, já consumiu R$ 4 milhões em investimentos e até agora não saiu do papel. A ideia de utilizar a via lacustre complementada pelos modais ferroviário e rodoviário existe há mais de 30 anos e o custo total será de R$ 30 milhões, incluindo a construção dos terminais portuários nos dois países. Segundo especialistas, o sistema retiraria das estradas cerca de 10 mil caminhões por ano, baixando os custos logísticos e diminuindo os índices de acidentes. O problema é que tudo vai a passo de tartaruga. No lado uruguaio, quase nada foi feito. No brasileiro, além dos estudos de viabilidade, foram realizadas dragagens, mas três anos depois, a areia retornou ao local, exigindo novo trabalho. Caso a hidrovia, de fato, venha a ser implementada, serviria para o escoamento das safras de grãos do Norte uruguaio e o do Sul gaúcho, além de outros itens.

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