O Oceano Ártico teve o verão mais quente já registrado e, com o derretimento do gelo, mais navios do que nunca navegam ao longo da costa siberiana da Rússia, destacando seu papel como um crescente corredor de energia e transporte. seu potencial como uma nova rota de comércio oceânico, relatou o Wall Street Journal.
A Northern Sea Route (NSR), que vai do Alasca ao Mar Báltico, contou com 71 navios e 935 itinerários de janeiro a junho deste ano, de acordo com o escritório de informações do NSR. Este é um aumento de dois dígitos em relação ao mesmo período do ano anterior e um grande aumento de 47 navios e 572 viagens no mesmo período de 2018.
A rota mais congelada é usada nas temporadas mais quentes para mover parte das exportações de energia da Rússia para mercados estrangeiros. Navios porta-contêineres e operadores de navios de carga geral também usam a rota para movimentar mercadorias entre a Ásia e a Europa, pois ela reduz em média 10 dias de navegação em relação à rota padrão pelo Canal de Suez.
O transporte de mercadorias no NSR atinge seu ponto mais alto de julho a novembro. Algumas navegações também ocorrem no resto do ano, e o governo russo espera que a partir de 2024 as viagens durante todo o ano estarão praticamente sem gelo.
"Há muitos mais navios porque o gelo é fino e você pode navegar sem a ajuda de quebra-gelos", disse Arne O. Holm, editor-chefe do High North News, com sede na Noruega, que monitora o NSR. "O NSR precisa de muito investimento para atrair navios de carga maiores, mas a atividade está aumentando e, se o gelo continuar a derreter, será outra opção para mover cargas do norte da China para a Europa."
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