segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Navio Cosco Shipping Brazil vai ligar Ásia e terminais marítimos do México, Peru e Chile


 

A Yangzhou Cosco Shipping Heavy Industries, subsidiária do grupo chinês Cosco, concluiu a entrega do navio porta-contêineres “Cosco Shipping Brazil”, que tem capacidade para 14.092 TEUs. Esta embarcação, movida por sistema de propulsão convencional e equipada com purificadores, representa o primeiro dos seis Neopanamax compactos que o estaleiro construirá para a companhia marítima. A encomenda de seis navios, com capacidade de 14.092 TEUs cada, foi feita em julho de 2021, e o acordo estipulou um preço de 146 milhões de dólares por unidade.

Além disso, a Cosco Shipping Lines também encomendou quatro navios adicionais com capacidade de 16.180 TEUs cada, a um custo de 155 milhões de dólares por unidade. Com dimensões de 335,90 metros de comprimento, 51 metros de boca (20 linhas) e 145 mil dwt num calado de 15,50 metros, o “Cosco Shipping Brazil” passará a integrar o serviço Transpacífico ‘WSA3’, operado pela Cosco.

A rota liga a China e a Coreia do Sul (Xiamen, Xangai, Qingdao e Busan) com destinos no México (Ensenada e Manzanillo), Peru (Callao) e Chile (Lirquén e San Antonio). A Wan Hai Lines, Evergreen, OOCL e CMA CGM também participam deste serviço com atribuição de slots. A embarcação possui motor principal WinGD 9X92B-LPSCR que entrega 58.000 kW, proporcionando velocidade de serviço de até 22 nós.

O navio tem capacidade para conectar 1.000 contêineres frigoríficos. O “Cosco Shipping Brazil” se tornará o maior navio do serviço ‘WSA3’, que, até o momento, operava com uma frota de doze navios com capacidades variando entre 8.000 e 10.000 TEUs. É importante ressaltar que os nomes dos seis navios da série foram selecionados com temática sul-americana, sendo “Brasil”, “Argentina” e “Uruguai” os três primeiros.

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