terça-feira, 6 de junho de 2023

Eletrificação eleva em 24% a importação de baterias de lítio pelos Estados Unidos no 1º quadrimestre do ano

A eletrificação está impulsionando o movimento de carregamento de baterias de íon-lítio fabricadas nos EUA, marcando um aumento de 66% ano a ano nas importações durante o primeiro trimestre de 2023, atingindo 235.386 toneladas métricas, de acordo com informações da Panjiva, a unidade da cadeia de suprimentos pesquisa da S&P Global Market Intelligence, uma divisão da S&P Global Inc. O recorde registrado nos primeiros três meses de 2023 é o 11º trimestre consecutivo de aumento das importações de baterias e estabelece novo recorde trimestral, cerca de 24% acima da alta anterior, alcançada no quarto trimestre de 2022.

Entre as operadoras mais ativas no primeiro trimestre estavam a Contemporary Amperex Technology Co. Ltd., a maior fabricante mundial de baterias de íons de lítio; LG Energy Solution Ltd., que possui grandes fábricas na Coréia do Sul, China e Polônia; e a americana Tesla Inc., que importa baterias fabricadas na China para aumentar as de produção nacional. Enquanto isso, os principais consignatários foram a Tesla e a Samsung SDS America Inc, uma subsidiária da fabricante de baterias sul-coreana Samsung SDI Co. Ltd.

A integradora de sistemas de armazenamento de baterias Fluence Energy Inc. fora do país. A China representou a maior parte das importações de baterias dos EUA no primeiro trimestre, com uma participação de 87,9%, acima dos 77,5% do ano anterior, segundo dados da Panjiva. A Coreia do Sul respondeu por 3,2%, abaixo dos 4,7% nos primeiros três meses de 2022. A Polônia aumentou sua participação para 3,1% no primeiro trimestre de 2023, de 1,4% no primeiro trimestre A participação do Japão nas importações de baterias de íon-lítio dos EUA caiu de 11% no primeiro trimestre de 2022 para apenas 1,2% no primeiro trimestre de 2023.

O influxo de importações de baterias de íon-lítio fabricadas nos Estados Unidos faz parte do boom de fábricas multibilionárias sendo construídas em todo o país, aproveitando os lucrativos incentivos fiscais de fabricação do Cut Inflation Act de 2022 em uma tentativa de domesticar um produto essencial tecnologia para a transição energética. Fluence, Samsung, Tesla e LG Energy Solution, uma subsidiária da sul-coreana LG Chem Ltd., estão entre as empresas que se comprometeram a construir ou expandir a fabricação de baterias de íon-lítio nos Estados Unidos desde a promulgação da Lei de Redução de Energia. A contemporânea Amperex Technology está em parceria com a Ford Motor Co. para a produção doméstica de baterias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário