O México se
transformou no principal centro para armazenamento flutuante em navios-tanque
MR,durante a pandemia da Covid-19. As autoridades de transporte do país
informaram que no momento 32 navios-tanque MR2, estão mantidos nas proximidades
de seus portos.
O colapso monumental nos preços do petróleo
nas últimas seis semanas afetou alguns produtores mais do que outros. No curto
prazo, um dos maiores vencedores foi o México, cuja controversa estratégia de
hedge valeu a pena.
Ao mesmo tempo, a gigante petrolífera
mexicana, Petróleos Mexicanos (Pemex), permanece em um estado lastimável. A
estatal, controlada pelo governo federal, soma dívidas estimadas em mais de US$
100 bilhões (a mais alta de todas as empresas de petróleo), levando em
consideração as expectativas prevalecentes.
Como os preços do petróleo ficam mais baixos
por mais tempo, é provável que o ambiente operacional da empresa piore antes de
melhorar. A previsão é da consultoria Alphatanker em seu boletim semanal.
A Alphatanker menciona que uma das
pedras angulares da atual campanha eleitoral do presidente mexicano Andrés
López Obrador foi sua promessa de reduzir a dependência do México das
importações de combustíveis, refinando mais petróleo.
O México tem um sistema de refinaria
envelhecido, privado de investimentos por muitas décadas, que foi recentemente
atormentado por fechamentos não planejados e está disparando de tal forma que
mal atinge 30% de sua capacidade nominal.
O presidente esboçou planos ambiciosos
de injetar US$ 16 bilhões no setor e reativar a atividade nacional de refino,
com duas novas refinarias de 300 kb / d como peça central; um no porto na costa
do Golfo de Dos Bocas e outro proposto para Atasta.A construção da fábrica de
Dos Bocas estava prevista para começar no ano passado e ser concluída em 2024,
mas as informações sugerem que o projeto já está atrasado.
Além disso, o projeto Atasta
aparentemente afundou sem deixar rasto e é improvável que retorne enquanto a
Pemex enfrenta dificuldades em sua situação atual. Obviamente, qualquer atraso
nos planos de investimento das empresas estimulará a demanda por navios
"limpos" e "sujos", uma vez que deixará mais petróleo
mexicano disponível para exportação, enquanto o México continua a depender da
importação de produtos ". limpo "dos Estados Unidos.
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