Algumas das
maiores companhias de navegação do mundo estão recorrendo ao apoio do governo
para superar as conseqüências da pandemia de coronavírus (Covid -19), relata o
Wall Street Journal. Com um quarto das viagens programadas canceladas nos
últimos três meses e um colapso na demanda dos consumidores devido às
quarentenas causadas pelo vírus, os executivos de transporte dizem que algumas
operadoras não farão isso a menos que sejam resgatadas.
"Nunca houve tantos pedidos de
apoio estatal", disse George Xyradakis, chefe da XRTC Business Consultants
e assessor do Banco de Desenvolvimento da China em assuntos marítimos. "O
comércio mundial está encolhendo, alguns atores estão em risco de morte e esses
levantar-se terá um longo e doloroso caminho para a recuperação ",
observou.
O apoio estatal ao transporte
marítimo não é novo, mas envolve principalmente empresas da Ásia, onde o
transporte marítimo e a construção naval são vistos pelos governos como
componentes vitais de suas economias nacionais. No entanto, é a primeira vez
que muitos armadores ocidentais procuram ajuda direta.
A CMA CGM SA da França, quarta maior
companhia marítima do mundo em capacidade, obteve na semana passada um
empréstimo sindicado de 1,050 bilhão de euros (US$ 1,120 bilhão) de três bancos
- HSBC e Société Générale e BNP Paribas - garantidos 70% pelo governo francês.
A Comissão Européia proíbe o apoio
estatal a empresas problemáticas e pode impor pesadas multas aos infratores.
Mas autoridades da UE disseram que o empréstimo faz parte do pacote de apoio à
pandemia de US$ 329 bilhões da França, aprovado em março, e que não foi uma
violação dos regulamentos.
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