quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

CMA CGM vai adicionar escalas USG/ECSA em Antioquia, na Colômbia


 

A CMA CGM adicionará escalas no terminal colombiano de Puerto Antioquia, em Turbo, Colômbia, ao seu serviço Brazex na rota Golfo dos EUA-NCSA-ECSA, a partir do final deste mês, segundo informações da Alphaliner.

Com essa adição, o serviço passará a fazer escalas nos portos de Veracruz, Bayport (Texas), Nova Orleans, Caucedo, Cartagena (Colômbia), Santos, Paranaguá, Imbituba, Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Cartagena (Colômbia), Turbo, Kingston e Veracruz.

O serviço ampliado será operado com nove navios, com capacidade entre 2.900 e 6.700 TEUs, em comparação com os oito navios utilizados anteriormente. A primeira escala em Turbo será feita pelo navio “Hans Schutle”, com capacidade para 5.605 TEUs, na sexta-feira, 30 de janeiro.

Vale ressaltar que a Cosco Shipping Lines, que opera o serviço “Brazex” em conjunto com a CMA CGM sob o nome “BZX”, não está divulgando essa nova escala no momento. O “Brazex” não será o único serviço de longa distância da CMA CGM a fazer escala no novo porto colombiano.

No final de janeiro, o serviço “MedCarib”, que liga o Mediterrâneo ao Caribe, às Antilhas Francesas e à Europa Central, operado em conjunto pela empresa francesa de navegação e sua compatriota Marfret, também iniciará operações regulares para Puerto Antioquia.

No início de fevereiro, um terceiro serviço da CMA CGM, o “PCRF XL”, que liga o Norte da Europa às Antilhas Francesas e à região Centro, também será adicionado. Localizado a aproximadamente 300 km a nordeste de Medellín, no Golfo de Urabá, o Porto de Antioquia é operado pela autoridade portuária local, Puerto Bahía Colombia de Urabá (PBCU), em cooperação com a CMA CGM.

O objetivo é tornar-se um dos principais portos da Colômbia na costa atlântica. Em sua primeira fase, o terminal contará com um cais de 570 metros de comprimento, um calado de 16,30 metros e três guindastes STS, permitindo a movimentação de até 600.000 TEUs por ano.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário