terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Armadoras aceleram uso de dados meterorológicos para otimizar rotas


 

As companhias de navegação estão intensificando o uso de grandes quantidades de dados meteorológicos e de rotas para otimizar as operações e reduzir custos, acelerando a transformação de um setor que ainda depende, em parte, de relatórios regulares vindos do mar. Impulsionadas por novas tecnologias, regulamentações ambientais mais rigorosas e o aumento da instabilidade climática, as empresas estão migrando para modelos de análise em tempo real que melhoram a eficiência operacional, segundo a Bloomberg.

A Maersk trabalha há anos na interpretação avançada de dados, um esforço que agora se expande por todo o setor. "Por mil anos, o clima tem sido um fator decisivo na navegação", disse Soren Thuen, chefe de segurança da frota da companhia. Hoje, o foco está em fornecer às tripulações informações meteorológicas e operacionais atualizadas, permitindo ajustes de rota mais precisos durante a viagem.

Embora a Maersk tenha se recusado a especificar a economia obtida com seu sistema Star Connect, a empresa informou que, em 2023, alcançou uma redução de mais de 101 mil toneladas de combustível, o equivalente a aproximadamente US$ 62 milhões, de acordo com os cálculos da Bloomberg. O sistema monitora 2,5 bilhões de pontos de dados anualmente, provenientes de aproximadamente 700 embarcações, permitindo a definição de velocidades e trajetórias mais eficientes.

No entanto, especialistas apontam que o desafio não reside na coleta de informações, mas sim na sua tradução em decisões operacionais. Isso motivou as companhias de navegação a formarem equipes internas de meteorologistas e analistas de rotas, afirmou Keemoon Kwon, chefe da divisão marítima da Weathernews Inc. A Pacific Basin Shipping é uma das empresas que está avançando nessa área. A companhia, com uma frota de quase 250 embarcações, testou este ano a instalação de novos sensores para transmitir dados de motor e consumo de combustível a cada minuto, em vez de a cada 24 horas.

“A modelagem se torna extremamente precisa quando se conhece em detalhes o comportamento da embarcação sob condições climáticas variáveis”, explicou Sanjay Relan, gerente de otimização e descarbonização da empresa. Esse cenário também está impulsionando a evolução de empresas de inteligência meteorológica como a Weathernews e a StormGeo, que estão expandindo sua atuação, passando de recomendações de rotas para serviços de consultoria em tecnologia e dados. “As companhias de navegação conhecem seus objetivos comerciais, e nós somos os especialistas na área meteorológica”, disse Todd Lanouette, gerente da StormGeo. “É cada vez mais uma colaboração, não uma competição.”

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