terça-feira, 28 de novembro de 2023

MAN Energy Solutions recebe encomenda do 1º motor a metanol para um navio VLCC


 

A companhia de navegação China Merchants Energy Shipping (CMES), uma subsidiária da China Merchants Heavy Industry (CMHI), encomendou o primeiro motor de metanol do mundo para um Very Large Crude Carrier (VLCC). O motor principal, um MAN B&W 7G80ME-LGIM (Metanol de Injeção de Gás Liquefeito), será construído pela China Shipbuilding Industry Corporation Diesel Engine (CSE) e será acompanhado pelo sistema de emissões EGR (Recirculação de Gases de Escape) patenteado da MAN.

O pedido faz parte da construção de um VLCC pela Dalian Shipbuilding Industry (DSIC), com entrega prevista para abril de 2026. A mudança consolida a posição da CMES na propulsão dupla a metanol, após pedidos recentes que incluem seis grupos geradores 21/31DF-M sete motor de combustão de metanol de pequeno calibre e cilindro para a construção de dois Pure Car and Truck Carrier (PCTC) de 9.300 CEU.

Já o MAN B&W ME-LGIM, desenvolvido pela MAN Energy Solutions, é um motor bicombustível capaz de operar tanto com metanol quanto com combustível convencional. Baseado na série ME da empresa, o motor diesel oferece propulsão neutra em carbono quando funciona com metanol verde. Atualmente, mais de 150 motores ME-LGIM foram encomendados ou estão em serviço, com mais de 70 variantes G95ME-LGIM Mk 10.5.

“Mudar para um combustível de baixo carbono é a forma mais eficaz de descarbonizar a frota marítima existente e estamos experimenando um interesse  crescente em motores propulsores”, disse Thomas S. Hansen, diretor de Promoção e Atendimento ao Cliente da MAN Energy Solutions. Segundo ele, “com isso, expandimos nosso portfólio de produtos de metanol de modo que sua faixa de potência agora cobre todas as aplicações de navios mercantes de grande porte, incluindo VLCCs. Os mais de 150 motores ME-LGIM encomendados e As mais de 450.000 horas de operação de metanol já registradas em alta mares demonstram as capacidades do nosso conceito."

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