segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Armadores devem finalizar ciclo de altas tarifas para acabar com a inflação

Quando ocorreu o desequilíbrio entre oferta e demanda, algumas empresas ficaram bem posicionadas para aproveitar os grandes aumentos de preços, que ampliaram suas margens de lucro. O transporte foi o melhor exemplo. A Cosco Shipping Holdings e a Maersk obtiveram lucros durante a pandemia à medida que o volume aumentou e a capacidade foi restringida, deixando o preço como o único mecanismo para lidar com a enxurrada de mercadorias que os EUA estavam importando, observa um artigo publicado pela Bloomberg.

Também exemplificando isso estão os empacotadores de consumo, fabricantes de veículos e fornecedores de logística que experimentaram mais demanda do que podiam lidar e confiaram no preço para aumentar suas margens de lucro. (Uma medida das margens de lucro agregadas melhorou no segundo trimestre para 15,5%, a maior desde 1950.)

Os sobreviventes da onda inflacionária tinham algum poder para aumentar os custos, especialmente se as empresas fossem grandes. Se eles não conseguiram manter os ganhos de preços em linha com a inflação, cortes de custos e maior eficiência ajudaram a fechar a lacuna. É o caso de grandes varejistas como o Walmart. outros usaram engenhosidade, como projetar produtos que precisam de menos semicondutores, para acompanhar a equação preço-custo.

Os perdedores diante da inflação são empresas que não são operadoras ruins, mas simplesmente presas entre os grandes OEMs e os custos crescentes das matérias-primas de que precisam para fabricar seus produtos. As margens de lucro dessas empresas encolheram e, com o tempo, elas terão que corrigir o desequilíbrio na equação preço-custo. Os milhares de empresas apanhadas nesse aperto no mercado intermediário são uma das razões, de acordo com o artigo, pela qual a inflação persistirá até o próximo ano, mesmo quando a economia começar a superar os altos preços das commodities do ano passado.

 

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