quarta-feira, 16 de junho de 2021

Autoridade do Canal do Panamá anuncia aumento do comprimento dos navios que passam pelas eclusas

No marco dos cinco anos de operação do Canal ampliado, a rota interoceânica anunciou o aumento do comprimento permitido para os navios que passam pelas eclusas Neopanamax. Desde maio, o comprimento aumentou de 367,28 metros (1.205 pés) para 370,33 metros (1.215 pés), o que significa que agora uma grande parte (96,8%) da frota mundial de porta-contêineres pode transitar pelo Canal do Panamá, encurtando as rotas e beneficiando economias em todo o mundo.

“Esta mudança foi possível graças à experiência de nossa equipe humana que operou as fechaduras neopanamax com segurança e confiabilidade nos últimos cinco anos”, disse o administrador do Canal do Panamá, Ricaurte Vásquez Morales.

O novo comprimento proporcionará às companhias marítimas maior agilidade na tomada de decisões de localização e construção de embarcações de maior capacidade que transitem pelo Canal do Panamá.

Este anúncio vem após uma série de trânsitos de teste para confirmar a segurança da operação. Entre eles está o “Triton”, da armadora Evergreen, em 2019, com 369 metros de comprimento (1.210 pés), e que o tornou o navio de maior e maior capacidade a transitar pelo Canal do Panamá desde a inauguração das eclusas Neopanamax em Junho de 2016

Desde então, outros navios com as mesmas dimensões e capacidade transitaram na rota interoceânica, incluindo o "Talos" e o "Teseu", entre outros.

Além desse aumento de comprimento, o Canal anunciou um aumento de calado para 15,24 metros (50 pés), o nível mais alto permitido na hidrovia. O aumento das chuvas e a gestão dos recursos hídricos dos lagos possibilitaram oferecer um calado de 14,93 metros (49 pés) desde abril de 2021.

 

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