O elevado volume de investimentos exigido para os aeroportos de
Porto Alegre (RS-foto) e Florianópolis (SC) fez com que o governo decidisse
reduzir o valor da outorga que será cobrado no leilão. Além disso, os
dois terminais têm um potencial de crescimento na movimentação de
passageiros menor que os de Salvador (BA) e Fortaleza (CE).
Embora tenha a menor outorga entre os quatro aeroportos que serão
licitados em março, de R$ 123 milhões, o terminal de Porto Alegre
exigirá investimentos de R$ 1,902 bilhão do novo concessionário.
Atualmente, o terminal tem uma movimentação de passageiros anual de 8,4
milhões, e deve atingir o número de 22,84 milhões em 2042.
Outro aspecto considerado pelo governo é a possibilidade de que a
capital gaúcha precise de um segundo aeroporto no futuro. Por isso, o
prazo de concessão do terminal será menor que os demais, com 25 anos.
Isso também reduziu o valor da outorga do aeroporto.
Segundo o secretário de Política Regulatória de Aviação do
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Rogério Coimbra, o
futuro concessionário do aeroporto de Porto Alegre terá que arcar com os
custos da remoção de moradores em áreas invadidas, estimados em R$ 146
milhões.
A retirada das famílias é necessária para ampliar a pista de pouso e
decolagem, explicou o secretário. "Essas despesas a mais levam a um
reequilíbrio na equação econômico-financeira dos aeroportos", disse
Coimbra.
O aeroporto de Florianópolis terá uma outorga de R$ 211 milhões,
mas o concessionário terá que investir R$ 960,7 milhões. Atualmente com
3,7 milhões de passageiros por ano, o terminal deve movimentar 13,9
milhões em 2047. Entre as principais obrigações, o novo concessionário
terá que construir um novo terminal de passageiros.
Com maior outorga, de R$ 1,440 bilhão, o aeroporto de Fortaleza
também exige investimentos altos, no valor de R$ 1,401 bilhão. Mas,
nesse caso, o terminal tem grande atratividade, pois tem potencial de se
tornar um hub nacional e internacional. Atualmente com 6,3 milhões de
passageiros por ano, em 2047, o aeroporto deve movimentar 29,2 milhões
de passageiros por ano.
Já o aeroporto de Salvador, com outorga de R$ 1,240 bilhão, exigirá
investimentos elevados, de R$ 2,35 bilhões. A atratividade do aeroporto
está no potencial de movimentação anual de passageiros, atualmente em 9
milhões por ano, com projeção de chegar a 36,9 milhões em 2047.
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