A Apex-Brasil desenvolve o projeto Mulheres na Exportação, que prevê
iniciativas de sensibilização, capacitação e promoção de negócios
internacionais para empresas lideradas por mulheres. Em 2016, 1360
empresas foram sensibilizadas para o tema da exportação. O projeto
inseriu o debate nos encontros Café com Empreendedoras, reuniões mensais
realizadas pela Rede Mulher Empreendedora.
Em outra ação de grande destaque do projeto Mulheres na Exportação em
2016, 47 empresas participaram de 196 reuniões de negócios com oito
tradings (comerciais exportadoras) e sete compradores estrangeiros. O
resultado foi de US$ 7,8 milhões em expectativa de novos negócios. A
iniciativa ocorreu em outubro durante o Fórum Empreendedoras, em São
Paulo.
Além da rodada de negócios, a Agência realizou mentorias e integrou
as discussões do painel sobre exportações do Fórum, que reuniu 750
empreendedoras. Segundo Adriana Rodrigues, Coordenadora de
Competitividade da Apex-Brasil, o resultado é relevante por fazer parte
de um projeto dedicado exclusivamente a mulheres empreendedoras. "Este é
um número a ser celebrado porque coloca as mulheres em evidência. São
raros os eventos em que acontecem ações de negócios deste tipo entre
empresa produtora e comprador", destacou.
O maior volume de negócios com compradores internacionais aconteceu
nos setores de alimentos saudáveis e funcionais, moda (roupas
esportivas, confecções e acessórios) e cosméticos, com compradores
oriundos do Peru, Colômbia e Panamá. Atualmente, entre as empresas apoiadas pela Apex-Brasil em 2015 e
2016, 3,5 mil são lideradas por mulheres, ou seja, mulheres são suas
proprietárias ou ocupam posições de liderança e de tomada de decisão.
Para 2017, um dos principais objetivos do projeto é ampliar a
identificação e a divulgação de oportunidades para empresas brasileiras
lideradas por mulheres atuarem no comércio exterior. Neste sentido, é
importante que essas empresas conheçam algumas plataformas que fazem a
conexão com compradores internacionais, que são:
Plataforma tecnológica do Internacional Trade Centre (ITC) para
conectar compradores internacionais a empresas lideradas por mulheres de
diferentes setores de produtos e serviços. A participação se dá
mediante cadastro no site.
Comunidade criada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),
que permite às empresárias conectar-se diretamente para explorar
oportunidades de negócios (compra/venda/alianças), networking,
intercâmbio e obtenção de informações sobre eventos, cursos, e etc. A
participação se dá por meio do cadastro no site.
Instituição que certifica fornecedoras e as conecta à uma ampla base
de compradores internacionais, que desenvolvem programas de diversidade e
inclusão em suas cadeias globais e, neste sentido, compram de empresas
lideradas por mulheres, principalmente dos setores de serviço, como o de
economia criativa. A participação se dá por meio de processo de seleção
e pagamento de taxa de certificação.
Em relação à qualificação para as exportações, além do estímulo à
participação nas ações já realizadas pela Apex-Brasil, com ênfase no
PEIEX, em 2017 será dado início ao grupo Mulheres na Exportação na
Plataforma Passaporte para o Mundo, onde as empresárias terão acesso a
diversos conteúdos sobre comércio exterior. Para participar, a empresa
deverá enviar e-mail para o endereço mulheresnaexportacao@apexbrasil.com.br.
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