quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Pesquisa avalia consequências do e-business para os freight forwarders

         A Drewry Consultants realizou pesquisa de mercado que investigou os motivos que vêm levando à aceleração dos novos modelos de e-business e plataformas online em transações internacionais de navegação. Avaliou também as implicações da nova atividade para freight forwarders, armadores e aqueles que investem em tecnologias e sistemas que têm fomentado essa mudança.
         Novos negócios com base em e-business e plataformas inovadoras vêm ganhando visibilidade e força no mercado, mudando a forma como as empresas compram a negociam serviços internacionais de navegação. Apesar de não ser possível identificar um único fator como principal para impulsionar essa tendência, tanto a natureza da venda de transportes spot quanto a logística do e-commerce serviram de inspiração para o desenvolvimento do serviço de “transitário eletrônico” de cargas.
         Para analisar a tendência, a Drewry Maritime Institute elaborou um estudo, no qual destaca uma série de fatores que levaram os freight forwarders a avançar no mercado online. Destacou que os embarcadores têm esperado fluxos cada vez mais ágeis na cadeia de suprimentos, para poder atender à economia “on demand”, por meio de contratos mais curtos e serviços com negociações de spot rates.
        A pesquisa mostrou que a queda vertiginosa das margens praticadas por serviços de forwarding em cargas commoditizadas e fragmentadas tem tornado o mercado bastante difícil para os operadores logísticos. Diante do cenário, a diferenciação e otimização dos serviços oferecidos só têm sido conseguidas por meio de recursos online para “aprimorar a experiência do cliente”. O canal eletrônico também permite melhor automação de serviços, especialmente para embarcadores de médio porte e transportes spot.
        O rápido crescimento do e-commerce inter-fronteiras tem levado os mercados a buscar constante inovação e mudança, relatou o estudo, salientando que a geração dos “Millennials” possui bem mais afinidade com os procedimentos instantâneos, conectados e móveis do ambiente digital. Neste segmento online de fretes e operações logísticas, observou, há empresas novas despontando no mercado, enquanto as tradicionais se dividem entre acompanhar à mudança ou resistir a ela.
          O novo modelo de negócios, conclui a pesquisa, exige plataforma de vendas online, freight forwarders cadastrados em nuvem, rápida adaptação ao modelo digital, inclusão de provedores de tarifas e análise de dados, além de sistemas de monitoramento de transportes, como o TMS e similares.

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