A TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá) implantou um novo sistema integrado de operação portuária com objetivo
de aumentar a produtividade do Terminal, reduzir custos e melhorar a interface
com seus clientes. A empresa adotou o Navis N4, líder de mercado no Brasil e no
mundo, e reconhecido com uma solução completa para terminais portuários. O
investimento total na implantação do sistema foi de aproximadamente R$ 25
milhões.
A migração para o novo sistema deve-se
à evolução da infraestrutura e dos processos do Terminal de Contêineres de
Paranaguá. “O Navis é o sistema de operação mais utilizado no mundo e deve
gerar aumento de eficiência e produtividade para o Terminal. Com isso, o
terminal poderá integrar as informações portuárias no sistema, gerando ainda
mais agilidade e confiabilidade ao trabalho desenvolvido pela TCP”, explica
Alexandre Rubio Teixeira Pinto, CFO da TCP.
De acordo com o executivo, a
modernização no sistema de gestão segue o plano do crescimento do Terminal, que
prevê o aumento da capacidade de 1,5 milhão de TEUs para 2,5 milhões de TEUs
até 2018. “Com o Navis, a TCP conseguirá melhorias sobre o sistema anterior,
além de otimizar a gestão de pátio com a automação de processos, promovendo a
alocação mais eficiente dos caminhões que transportam os contêineres entre os
equipamentos e navios, e a melhor segregação dos contêineres no pátio”, enfatiza.
“Para que a TCP conquiste sua
substancial meta de crescimento, um sistema como o N4 é fundamental para
proporcionar mais eficiência e otimização operacional para o terminal”, afirma
Martin Bardi, diretor Senior de Operações da empresa na América Latina.
“Estamos orgulhosos pela oportunidade de trabalhar com a TCP. Queremos
trabalhar conjuntamente com a empresa para garantir que nossa tecnologia terá
um impacto positivo nas operações do terminal”.
Diego Neufert, gerente de TI da TCP,
destaca que a escolha do novo sistema foi feita com a supervisão de uma
consultoria internacional, e levou em consideração a capacidade que o Navis tem
de acompanhar o crescimento futuro do terminal e serviços com foco no cliente.
“A TCP tem a intenção de oferecer ao cliente o melhor serviço possível e, sendo
assim, entendemos que investir na otimização operacional é um fator
imprescindível. Trata-se de um sistema que permite a customização interna
por parte da equipe de Tecnologia da Informação da TCP, sendo facilmente
adaptável às nossas necessidades”, enfatiza. Hoje, o Navis N4 está presente em 14
terminais no Brasil e 316 terminais pelo mundo. O novo sistema teve a
implantação concluída no início de outubro e já se encontra em operação.
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