A primeira etapa do projeto Portolog (Cadeia Logística Portuária
Inteligente), do Governo Federal, já entrou em vigor. A partir de agora,
o agendamento de caminhões carregados com granéis sólidos de origem
vegetal e com destino ao cais santista deve ser feito pelos próprios
terminais do Porto de Santos, em um sistema desenvolvido pela União.
Quando
estiver totalmente implantado, o Portolog permitirá o acompanhamento
das cargas das zonas produtoras até os terminais marítimos. Instalado em
etapas, além de áreas públicas do porto, terminais e pátios, o programa
cobre os corredores rodoviários do País.
Até semana passada os
terminais encaminhavam à Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo)
– que era responsável pelo controle e pela fiscalização do cumprimento
dos prazos – as planilhas com as previsões de recebimento de caminhões
em janelas pré-definidas. Agora, todos os terminais terão acesso ao
sistema desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de
Dados), sob a orientação do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação
Civil.
A
fiscalização desse procedimento não será alterada. Caberá à Docas
conferir se o agendamento dos caminhões está sendo cumprido. O trabalho é
feito com o auxílio de câmeras instaladas ao longo dos acessos ao
porto, além dos sites de acompanhamento de informações em tempo real,
como o da Ecovias, concessionária que administra o sistema
Anchieta-Imigrantes (SAI).
De hora em hora, a situação dos pátios
reguladores é avaliada, assim como a quantidade de caminhões que deixam
essas instalações e seguem em direção aos terminais portuários. Em caso
de descumprimento do agendamento, a informação é repassada para a Antaq,
que é a responsável pela autuação da empresa infratora.
Por
enquanto, esta fase do Portolog será implantada apenas para terminais de
granéis sólidos. No próximo ano, está prevista a expansão do projeto
para instalações de granéis líquidos e as especializadas em contêineres.
A
Codesp ainda disse que há previsão, ainda neste mês, de abrir uma
licitação para a elaboração do projeto-executivo de mais uma etapa do
Portolog. Trata-se da fase que engloba a implantação de gates (portões)
para o acesso automatizado de caminhões às duas margens do Porto de
Santos. A ideia é que o acesso ao complexo, em Santos e Guarujá, seja
totalmente automatizado, como acontece em portos internacionais.
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