terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Yara Birkeland, primeiro navio não tripulado e movido só com bateria, faz viagem inagural na Noruega

 

          O Executivo Sênior de Prevenção de Perdas da Jarle Fosen em Gard fez uma visita ao "Yara Birkeland", o


primeiro navio de contêineres de emissão zero totalmente alimentado por bateria do mundo projetado para operar de forma autônoma. O navio foi entregue à Yara Norge AS em novembro, recentemente completando sua viagem inaugural de seu porto de origem para a área de teste de navios autônomos em Horten, Noruega, alimentado exclusivamente por suas próprias baterias.

          “Entramos na área do porto e lá, do nevoeiro, emergiu não apenas o azul brilhante e moderno 'Yara Birkeland', mas também o branco fantasmagórico 'Christian Radich', um veleiro de 1937 projetado para abrigar e treinar. aos jovens velejadores. Foi um grande encontro entre a velha e a nova geração de navios noruegueses, ambos capazes de navegar sem carbono e separados por apenas cerca de cinquenta metros e oitenta anos de tecnologia e inovação ”, afirma Fosen.

          O "Yara Birkeland" foi projetada para transportar fertilizantes ensacados em contêineres por mar, eliminando assim cerca de 40.000 viagens anuais de caminhão entre a fábrica da Yara e os terminais de contêineres em Brevik. Essa mudança aumentará a segurança do tráfego e reduzirá significativamente a poluição local e as emissões de gases de efeito estufa, antes mesmo de levar em consideração a operação totalmente elétrica do navio.

          Jostein Braaten, gerente de projeto da Yara Birkeland, confirmou que a primeira viagem e o primeiro teste de empilhamento de 120 contêineres totalmente carregados a bordo foram concluídos com sucesso.

          O navio tem atualmente uma pequena tripulação, mas a ponte do navio é modular e projetada para ser removida quando o navio estiver pronto e certificado para operar de forma autônoma.

          A Administração Costeira norueguesa designou a área de Horten como uma área de teste nacional para embarcações autônomas. Apesar da pandemia e da desaceleração que se seguiu, a Kongsberg Maritime e a Yara pretendem fazer com que todos os seus parceiros, a universidade e as comunidades de pesquisa testem completamente a tecnologia e os sistemas autônomos antes que o navio entre em operações comerciais.

          Fosen afirmou que "Gard tem orgulho de desempenhar nosso pequeno papel no projeto, fornecendo o convés P&I e o convés do casco e maquinário para a 'Yara Birkeland' e agradecemos a Yara Norge AS e o gerente de projeto, Jostein Braaten, o oportunidade de visitar este navio pioneiro.

 

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