quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Governo uruguaio anuncia acordo para dragagem do canal de acesso ao porto de Montevidéu

          O ministro dos Transportes e Obras Públicas,Luis Alberto Hebr,e os presidentes da Administração Portuária Nacional (ANP), Juan Curbelo, e da da Corporação Nacional de Desenvolvimento (CND), José Luis Puig, assinaram um acordo para a dragagem do canal de acesso ao porto de Montevidéu, além de seu alargamento. O anúncio foi feito pelo Governo uruguaio.

          Segundo o ministro, a obra representa uma posição ímpar para o Uruguai, já que não há outro porto na região que possa atingir tamanha profundidade de calado. Além disso, grande parte do canal de acesso ao porto de Montevidéu é favorecido por correntes de água e, portanto, tem um custo de manutenção muito baixo. Heber acrescentou que a ampliação do porto vai gerar mais empregos.

          Enquanto isso, Juan Curbelo destacou que o acordo é o primeiro passo para o desenvolvimento de um projeto que será transcendente para a operação portuária. A ANP trabalhará em conjunto com o CND para a realização do desenho técnico do projeto e da convocatória para a apresentação do caderno de encargos, a ser realizado no primeiro semestre de 2021, para a construção, aprofundamento e manutenção do canal de acesso ao porto de Montevidéu.

          O canal tem 65 quilômetros de extensão, desde a baía de entrada até uma área que seria próxima ao balneário Las Toscas em terra, explicou Curbelo. As obras permitirão a entrada de navios no porto de Montevidéu com maiores condições de segurança, o que contribuirá para o transporte das toneladas de carga da UPM para o exterior.

          O presidente da ANP indicou que a obra custará US $ 200 milhões e será realizada em um período de 12 e 18 meses, com manutenção por 10 anos. Parte da dragagem ficará a cargo de equipas próprias da Administração, outra parte por empresas nacionais e internacionais.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário