terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Colômbia construirá ferrovia de passageiros e cargas com conexões para portos do Caribe

 

          O Banco de Desenvolvimento Territorial Findeter escolheu a Ardanuy Ingeniería S.A. e a Coral Delgado y Asociados Abogados pelo estudo da construção do Trem Regional do Caribe da Colômbia, que ligará os departamentos de Bolívar, Atlántico e Magdalena. O objetivo do projeto é lançar um sistema suburbano que conectará as principais cidades da região. Neste, serão transportados passageiros e mercadorias, a sua implementação terá impacto na zona costeira do país.

          A U.T.E, formada por Ardanuy Ingeniería e Coral Delgado y Asociados Abogados, ficará encarregada de um trabalho de consultoria especializada para selecionar a melhor alternativa para a futura rede ferroviária. Para a nova infraestrutura, com financiamento do Órgão Colegiado de Administração e Decisão (OCAD) Caribe, com três rotas possíveis. Os dois primeiros, 2020 e 234 quilômetros, respectivamente, partindo do terminal de Cartagena até chegar a Santa Marta, área onde seriam ligados ao sistema de transporte da cidade. A terceira rota possível se destaca por sua rota ligando os principais portos da região.

          Com os projetos de infraestrutura programados no país, busca-se a melhoria das ligações e da mobilidade. Esses objetivos estão incluídos no “Compromisso com a Colômbia”, um roteiro do atual Executivo para a reativação econômica e produtiva na nova etapa pós-pandemia.

          Além disso, a premiação ocorre em um momento fundamental para o desenvolvimento do transporte sustentável no país. No final de novembro de 2020, o governo nacional apresentou o “Plano Diretor Ferroviário”, um ambicioso programa que coloca o trem no centro dos investimentos, pelas inúmeras vantagens competitivas e ambientais em relação aos demais modais. Entre os muitos projetos incluídos está também o Trem Regional do Caribe.

          A promoção da ferrovia na Colômbia conta com o apoio de atores do setor, entre os quais a Ardanuy Ingeniería. A consultoria, que tem uma filial no país, participa ativamente em vários dos principais projetos como o RegioTram del Norte, a conexão Pacífico-Orinoquia-Valle del Cauca, os Departamentos de Tolima e Hulia, o Metrô de Medellín ou o Trem Ligeiro ( LRT) para o Corredor Verde da cidade de Santiago de Cali, entre outros.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário