quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Chile aposta na digitalização dos serviços de comércio exterior com a Aliança do Pacífico


 

          O subsecretário de Relações Econômicas Internacionais do Chile, Rodrigo Yáñez, anunciou que a instituição dará um salto rumo ao digital em questões de política comercial, no que diz respeito à Aliança do Pacífico (AP), a fim de promover o intercâmbio de bens e serviços digitais entre as economias do bloco. Em entrevista à mídia América Economia, o subsecretário indicou que, além disso, o país assinou o Acordo de Associação de Economia Digital (DEPA) junto com Nueza Zelandia e Cingapura; A informação foi divulgada ad portas da Cimeira de Líderes da AP, a decorrer esta semana, via online e presencialmente.

          “Percebemos em março, quando começou a pandemia, que existe uma clara lacuna em termos de acesso e oportunidade para todos os setores ligados à economia digital, ao comércio de bens, produtos e serviços digitais. Vimos que era um Este setor cresceu exponencialmente e por isso criamos o Mercado Regional Digital (MRD), junto com a CEPAL, diagnosticando as barreiras que enfrentam os países da Aliança e algumas diretrizes de políticas públicas que já estamos trabalhando. São 14 grupos ou comitês de Protocolos da aliança que estão trabalhando para definir o rebaixamento das políticas públicas e metas que este MDR deve ter ”, comentou Yáñez.

         As diretrizes do MRD estão relacionadas à infraestrutura digital com implantação de banda larga e interconexão regional; ambiente propício para o intercâmbio de bens e serviços digitais; e a promoção de uma economia digital através do fortalecimento da promoção do intercâmbio de conteúdo digital. O subsecretário explicou que a instituição tem desenvolvido esses projetos em conjunto com outros países, como o DEPA ou o MRD, que seguem um esquema que dá segurança e previsibilidade aos operadores comerciais. (imagem do Centro Financeiro de Santiago)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário