segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Porto de Paranaguá recebe primeira importação de soja, dos Estados Unidos

 

          O Porto de Paranaguá,no Paraná, realizou a primeira operação de importação de soja. O navio “Discoverer” mobilizou 30.500 toneladas do produto dos Estados Unidos para abastecer o mercado interno do país. Apesar de ser considerado pequeno, é o maior volume comprado pelo Brasil desde 1997.

          Luis Fernando García, diretor da Portos do Paraná, explicou que “o Brasil é um gigante na produção de soja, mas o preço do produto no mercado internacional, com vantagens cambiais, fez com que praticamente toda a produção fosse vendida para o exterior. isso, era preciso importar o grão para atender a demanda interna. ”

          O Ministério da Economia informou que, entre janeiro e outubro, o Brasil importou 625 mil toneladas de oleaginosas, a maior quantidade alcançada desde 2003. A maior parte veio do Paraguai, com 589 mil toneladas, e do Uruguai, com 36 mil toneladas. No Paraná, os registros dos últimos dez anos mostram que não houve desembarques estrangeiros de soja.

          García acrescentou que "os portos paranaenses são referência na exportação do produto e a importação, por aqui, é inédita. Parte da carga vai diretamente para a indústria e o restante fica armazenado em Paranaguá, até o transporte até o destino final" .

          O navio "Discoverer" tem 179,9 metros de comprimento por 28,4 metros de largura. Além disso, possui cinco armazéns e a previsão de duração da operação a ser realizada no porto é de cinco dias, com uma produtividade de 6.000 toneladas por dia se as condições climáticas permitirem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário