segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

OMC anuncia expansão do comércio mundial de bens no terceiro trimestre de 2020


 

          A Organização Mundial do Comércio (OMC) indicou que durante o terceiro trimestre deste ano houve uma recuperação parcial do comércio mundial de produtos manufaturados, impulsionado principalmente por produtos eletrônicos, têxteis e automotivos. O evento ocorreu devido à retomada da produção e flexibilização das medidas de contenção.

          O comércio de produtos manufaturados diminuiu 5% com relação ao ano anterior entre julho e setembro, próximo aos níveis de comércio anteriores à pandemia; 19% registraram o segundo trimestre. Já a área automotiva representa 11% dos produtos manufaturados em todo o mundo, acelerando no terceiro trimestre devido à demanda acumulada dos consumidores. Em julho foi reduzido em 19% e em setembro apenas 8%. Além disso, a OMC estima que os produtos automotivos caíram 53% no comparativo anual devido à queda na demanda no início da pandemia.

          O comércio de roupas apresentou uma redução ano-a-ano em setembro de 4%, após o aumento das importações na América do Norte e Europa. O comércio de brinquedos, jogos e equipamentos esportivos, bem como artigos de viagem e de luxo, permaneceu abaixo dos níveis pré-pandêmicos.

          Os equipamentos de telecomunicações melhoraram no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre, mas caíram 11% em setembro em relação ao mesmo mês de 2019. A OMC sugere que isso pode ser devido a uma saturação do mercado. O comércio de computadores acelerou no segundo e terceiro trimestres em 11% e 10%, respectivamente.

          Os produtos farmacêuticos caíram 1% no último trimestre, sinalizando o fim do acúmulo de estoque, principalmente na Europa, onde os casos de Coronavírus caíram significativamente durante o verão. O equipamento de proteção individual cresceu rapidamente com um aumento de 63% no terceiro trimestre em comparação com o ano interno; as máscaras de tecido aumentaram 102%. Nos primeiros nove meses de 2020, estes foram fornecidos pela China.

          O comércio total de bens, incluindo combustíveis e produtos agrícolas e manufaturados, caiu 11% entre janeiro e setembro, em relação ao mesmo mês de 2019. Combustíveis e produtos de mineração tiveram queda no último trimestre, enquanto os produtos agrícolas eles permaneceram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário